Depois de dias em que quase não se podia sair de casa sem uma ventoinha portátil e duas garrafas de água na mochila, parece que o tempo vai começar a fazer tréguas neste fim de semana que está a chegar - aliás, a verdade é que começa já esta sexta-feira, 11 de julho, uma vez que todo o território nacional, de acordo com o IPMA, irá enfrentar alguns aguaceiros e temperaturas mais amenas. 

Os saldos da Lefties estão imperdíveis. 20 peças por menos de 20€, das jardineiras ao calçado
Os saldos da Lefties estão imperdíveis. 20 peças por menos de 20€, das jardineiras ao calçado
Ver artigo

No entanto, não precisa de se preocupar: apesar de as temperaturas não estarem tão altas, o risco de chuva, durante os dias 12 e 13 de julho, é praticamente nulo, pelo que poderá aproveitar o fim de semana para fazer atividades fora de casa sem se sentir uma sardinha na brasa. A começar pelo sábado, as previsões são de céu em geral muito nublado com uma descida da temperatura máxima, com especial foco nas zonas mais quentes do interior. A possibilidade de chuva fraca também existe, mas mais para as serras e para o litoral.

Quanto a temperaturas, Évora e Bragança vão ser as cidades mais quentes, com uma temperatura máxima de 30ºC, sendo que as mínimas vão estar nos 14ºC. Já o distrito mais frio será mesmo Viana do Castelo, com 21ºC de máxima e 14ºC de mínima, seguido da cidade do Porto, com 22ºC e 15ºC, e Sines, com 22ºC e 16ºC, fechando o pódio das cidades mais frias com Guarda, Aveiro e Sagres, todas com 23ºC de máxima e 17ºC de mínima. Lisboa vai contar com temperaturas a oscilar entre os 26ºC e os 18ºC, Braga entre os 26ºC e os 14ºC e os 29ºC de máxima chegam aos distritos de Castelo Branco e Beja. 

Nas ilhas, há previsão de aguaceiros nos Açores, enquanto que a Madeira poderá contar com céu nublado. As temperaturas variam todas entre os 17ºC e os 25ºC, com o arquipélago dos Açores a contar com as temperaturas mais baixas. Já no domingo, 13 de julho, os períodos de céu muito nublado continuam, especialmente na zona mais litoral do País, com o sol a aparecer mais a meio da manhã. Devido ao céu cinzento no litoral, também é possível a ocorrência de chuva muito fraca. 

No entanto, parece que as temperaturas máximas vão subir ligeiramente. Bragança continuará com uma temperatura máxima de 30ºC e uma mínima de 14ºC, mas o Porto vai subir a máxima para 24ºC e a mínima para 16ºC. Coimbra poderá chegar aos 28ºC no domingo, assim como Vila Real e Lisboa, onde as temperaturas mínimas serão de 14ºC, 16ºC e 17ºC, respetivamente. Os distritos de mais calor serão Castelo Branco, Évora, Beja e Faro, com 31ºC, e o de menos será Viana do Castelo, com 22ºC. 

Também o distrito de Sines terá um dia mais ameno, com as temperaturas a oscilar entre os 23ºC e os 16ºC, assim como Guarda, que terá entre os 24ºC e os 12ºC, e Sagres, que vai contar com temperaturas entre os 25ºC e os 16ºC. Os arquipélagos continuam também mais ou menos com as mesmas temperaturas no domingo, entre os 16ºC e os 26ºC, mas desta vez sem risco de aguaceiros.