No Reddit, uma rede social que promove fóruns de discussão, há uma imagem captada em Cascais que está a gerar controvérsia. "Ciclovia obstruída por publicidade a promover o ciclismo", lê-se na legenda da imagem, que não tardou em ser partilhada noutras redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
Em várias publicações, devido a um logótipo que da Câmara Municipal de Cascais, alegava-se que a fotografia teria sido captada nesse município. Depois de alguma pesquisa através da ferramenta de mapas da Google, o cenário insólito confirma-se: o expositor publicitário está, efetivamente, a obstruir a ciclovia, que fica na Avenida da Nossa Senhora do Rosário, em Cascais.
Uma fonte oficial da Câmara Municipal de Cascais (CMC) afirmou, em declarações ao "Polígrafo", que, aquando da execução de um projeto urbanístico que incide sobre a zona da antiga praça de touros do município, "foram desenhadas novas acessibilidades que permitem uma melhor locomoção quer de peões, quer de veículos de mobilidade suave".
Contudo, ao levarem este projeto a cabo, que foi realizado por entidades privadas, não foi pedido à "JCDecaux, empresa que detém a exploração de mupis no concelho, que recolocasse esta estrutura noutro lugar, construindo, assim, a ciclovia com o mupi no local", explica a mesma fonte.
Uma vez que o expositor perturba a circulação de ciclistas, a Câmara Municipal de Cascais frisou ainda que a situação já foi reportada à empresa responsável pelo expositor publicitário. Assim, aguardam que esta proceda à recolocação da estrutura o mais rapidamente possível e, "caso não o façam em tempo oportuno", a autarquia fá-lo-á, concluiu a fonte oficial, citada pela mesma publicação.