Há mais 293 mortes e 12.435 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este sábado, 30 de janeiro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico. O número de novas mortes voltou a subir nas últimas 24 horas.
Os novos números surgem no mesmo dia em que a Alemanha anuncia o fecho de fronteiras — terrestres, marítimas e aéreas — a cinco países, entre os quais está Portugal, como forma de "proteger a população" e "limitar a propagação das novas estirpes", escreveu o ministério da Saúde alemão num comunicado divulgado esta sexta-feira, 29. A medida vigora até 17 de fevereiro.
As novas variantes da COVID-19 têm preocupado países de todo o mundo, que veem crescer os novos casos, especialmente com a variante do Reino Unido. De acordo com um investigador do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, João Paulo Gomes, esta variante está em "crescimento exponencial" em Portugal, com uma taxa de crescimento semanal na ordem dos 90%.
"Estimamos também que dentro de três semanas cerca de 65% de todos os casos de COVID-19 em Portugal sejam causados pela variante do Reino Unido", acrescentou João Paulo Gomes numa audição conjunta com outros especialistas em saúde pública na Comissão Eventual. O investigador afirmou ainda que esta nova variante é cerca de 50% mais transmissível.