A Media Capital, empresa detentora da TVI e da Rádio Comercial, entre outros títulos, está finalmente em mãos portuguesas. A espanhola Prisa alienou a parte das ações que ainda detinha e, esta segunda-feira, 9 de novembro, foi revelada a totalidade da estrutura acionista da empresa, agora nas mãos de várias empresas portuguesas.
Conheça quem são os novos donos da TVI.
1. Pluris Investments – 30,22%
Empresa controlada por Mário Ferreira e com participação da mulher deste, Paula Dias Ferreira. O empresário comprou 30,22% da Media Capital à Prisa em meados deste ano, por 10,5 milhões de euros.
2. Triun SGPS – 23%
A empresa liderada pelo empresário Paulo Gaspar (filho do presidente da Lusiaves e também administrador do grupo), é a segunda maior acionista da dona da TVI.
3. Biz Partners – 11,9725%
Consórcio de investidores que inclui empresas como a Regimidia, de Tony Carreira (controla 8,3525% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 1% na Media Capital) ou a Benecar Automóveis, de Nuno Faustino da Silva (com a mesma percentagem do cantor).
4. CIN – 11,2%
A empresa é agora a terceira maior acionista da Media Capital.
5. Zenithodyssey – 10%
Consórcio de quatro investidores que chegou a acordo com a Prisa para comprar 16% da Media Capital. Contudo, a CIN, que participava no consórcio, acabou por seguir a solo
6. Abanca – 5,05%
7. Fitas & Essências – 3%
Empresa controlada por Stéphane Rodolphe Picciotto, administrador da Confetil e Eurextil.
8. Cristina Ferreira – 2,5%
Aquando o regresso à TVI, anunciado em julho passado, Cristina Ferreira revelou que iria fazer parte da estrutura acionista da Media Capital. Através da DoCasal Investimentos, consumou a compra de 2,5% do grupo.
A apresentadora e diretora de Entretenimento e Ficção da TVI tem sido um dos nomes apontados para o novo Conselho de Administração do grupo, que deverá ser nomeado numa assembleia-geral a 24 de novembro.
9. António Carvalho – 1,7975%
O investidor tinha assinado acordo com a Prisa para ficar com 2% da Media Capital. mas acabou por ver a sua posição diluída para um patamar abaixo do necessário para ser considerada uma posição qualificada.
10. Manuel Ferreira Lemos – 1%
O empresário é presidente do conselho de administração do Hospital Terra Quente, do Hospital de Bragança e do Hospital Privado de Chaves.
Existem ainda 0,26% de ações da Media Capital dispersas na bolsa de Lisboa.