A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continua a receber milhares de peregrinos de todo o mundo para as inúmeras atividades para celebrar a fé católica. O destaque do terceiro dia de festividades será a cerimónia de acolhimento com o Papa Francisco. Este evento será o “primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa” e acontecerá pelas 17h45 no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Mas esta quinta-feira, 3 de agosto, apresenta outras atividades nas quais os jovens já estão familiarizados. Pela manhã, continuarão com os Encontros Rise Up, que é o lugar onde a juventude reflete sobre grandes temas lançados pelo pontificado do Papa Francisco, como ecologia integral ou amizade social.

Este evento acontecerá novamente em várias igrejas ou outros espaços das três dioceses de acolhimento. Igreja de São Francisco, em Tomar, Igreja de São Miguel, em Sintra, e ainda o salão paroquial de S. Francisco de Assis são alguns desses locais que vão acolher estas sessões de reflexão.

Papa Francisco recebeu carta de jovem no voo de Roma para Lisboa. "Não estarei na Jornada, mas estou perto do céu”
Papa Francisco recebeu carta de jovem no voo de Roma para Lisboa. "Não estarei na Jornada, mas estou perto do céu”
Ver artigo

As atividades da Cidade de Alegria também vão continuar neste terceiro dia de celebrações. Caracterizado como sendo “um local de encontro com Jesus”, esta atividade possui várias sessões de testemunhos, que são a “oportunidade que os peregrinos têm em ouvirem a história de conversão dos anfitriões da feira vocacional”.

Sacerdotes do Coração de Jesus, Congregação Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor ou Ordem de São Domingos em Portugal são algumas das organizações que vão estar presentes para transmitirem as suas “vivências diárias de vocação, através de um pequeno testemunho pessoal”, refere a organização no site da Jornada Mundial da Juventude.

O terceiro dia de Jornada Mundial da Juventude dá também continuação às festividades do Festival da Juventude. Os concertos de música católica e portuguesa, as peças de teatro, os espetáculos de dança, as sessões de cinema, as conferências e ainda as visitas às exposições continuam a marcar o dia dos peregrinos.

Concertos

Marcos Agüero, cantor católico uruguaio, é o artista que abrirá o palco da Jornada Mundial da Juventude. O jovem cantor vai apresentar-se ao vivo na Alameda D. Afonso Henriques, em Arroios, pelas 14 horas. Mais tarde, a partir das 14h45, a Praça do Império irá receber Rubén de Lis, um músico espanhol, que apresentará temas como “Tu Mejor Soldado” ou “Galego pe Duro”. Ainda durante a tarde, o Parque Eduardo VII será palco de mais um concerto, desta vez da banda de uma jovem cantora católica australiana. Gen Bryant Band vão atuar a partir das 15h15.

A música em português vai novamente fazer-se ouvir no palco do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais. A abertura está encarregue à Orquestra Maré do Amanhã, uma orquestra brasileira constituída por crianças e adolescentes de uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. O concerto está marcado para as 19 horas, seguindo-se de uma atuação de Rita Rocha, às 21h30, para apresentar os seus êxitos, como “Mais Ou Menos Isto” ou “Outros Planos”.

Teatro e Dança

A acontecer também durante a tarde do dia 3 de agosto são as peças de teatro e os espetáculos de dança. O espetáculo Santa Teresa de Liseaux junta a troupe Duc In Altum para desfazer a imagem “cor-de-rosa” da Santa Teresinha. Os seus sofrimentos, as suas lutas e ainda a profunda noite de fé que atravessou no final da sua vida são alguns dos pontos retratados nesta peça, que estará em exibição às 14h30 no Teatro Taborda. Evangelização Mágica é uma outra produção que os peregrinos podem assistir a partir das 15h no Jardim da Estrela.

As sessões de teatro e de dança também se vão fazer sentir no Terreiro do Paço, com apresentação de um espetáculo de dança hebraica, a partir das 15h50. À noite, a partir das 21 horas, no Museu da Marioneta, é o momento de se apresentar um espetáculo religioso, que se “inspira tanto no espírito dos mistérios realizados nas praças das igrejas na Idade Média como nas iniciativas atuais de evangelização”.

Sessões de Cinema

A Jornada Mundial da Juventude também aposta na sétima arte. Um dos filmes a ser exibido nesta quinta-feira, 3 de agosto, é “Un Vie en Mission”. Trata-se de um documentário que conta a história da vida e da influência de Marcel Callo, um integrante da Juventude Operária Católica e da Resistência Francesa. Este filme será exibido às 14 horas na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

O Cinema de São Jorge continua a receber os peregrinos para novas sessões de filmes católicos. Às 14h30 será apresentado o filme que retrata a história do profeta Isaías e também a essa hora será exibido o documentário “Ramón Pané: Primeiro Evangelizador da América”, que conta a história de um jovem eremita que foi o primeiro defensor dos direitos dos índios.

Conferências

Jornada Mundial da Juventude na net. 15 memes que já circulam nas redes (incluindo o abanão de Marcelo)
Jornada Mundial da Juventude na net. 15 memes que já circulam nas redes (incluindo o abanão de Marcelo)
Ver artigo

As conferências também se mantêm como atividades em que os jovens podem participar. Para o terceiro dia estão pensadas mais de 15 palestras. Uma delas é o testemunho de Andrea Mandelli às 14 horas no auditório interior da Fundação Champalimaud. Esta conferência dá a conhecer a vida de um jovem italiano, que morreu com 19 anos na sequência de uma grave doença, e que aspirava à santidade.

O evangelho aos jovens através da música é outra palestra que terá lugar às 14 horas na sala de âmbito cultural do El Corte Inglés. Nesta conferência, os jovens podem ouvir um testemunho motivador do Padre Toño Casado, que partilha a sua experiência de evangelização na atualidade. A assembleia municipal de Lisboa, no Fórum Lisboa, recebe também uma outra conferência baseada no impacto da presença de Maria entre as pessoas. Mother Mary: Leadership Through Discipleship terá início marcado para as 14 horas.

Exposições

As exposições também continuam a cativar os jovens, que podem esperar novas obras de arte expostas em vários lugares da cidade de Lisboa. Portugal no Mundo é um desses exemplos. Nesta exposição, que estará em exibição entre as 09h30 e as 16h30, na Torre do Tombo, pode-se ver de perto algumas Bulas Papais, a carta de Pero Vaz de Caminha e outros documentos também recentemente inseridos no Registo de Memória da UNESCO.

Vita Prima Santo António em Portugal é uma outra exposição, que acontece entre as 10h e as 18h, no Museu de Lisboa. Esta exposição “propõe uma viagem pela Lisboa que Santo António conheceu durante a sua infância e juventude, antes de partir para Marrocos”. Objetos religiosos profanados pelo Daesh no Iraque é outra apresentação que terá lugar na Igreja Basílica de Nossa Senhora dos Mártires entre as 10h e as 20h.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.