
O Papa Francisco morreu. Esta segunda-feira, 21 de abril, o mundo acordou com a notícia da morte do Sumo Pontífice, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio. A informação foi confirmada pelo Vaticano, que acrescentou apenas que Francisco morreu na sua residência, não se sabendo, até à data, mais detalhes sobre a causa da morte.
Apesar de ter regressado há pouco tempo às suas funções, o Papa Francisco passou por graves problemas de saúde nos últimos tempos, tendo ficado uma longa temporada internado no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, unidade onde deu entrada para tratar uma bronquite, que evoluiu para infeção polimicrobianadas vias respiratórias e posteriormente para pneumonia bilateral, refere a SIC Notícias.
Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, e foi o escolhido para suceder ao cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) na liderança da Igreja Católica, em março de 2013. Francisco tornou-se o primeiro jesuíta na liderança de uma Igreja, refere o "Público".
A ser cumprida a vontade do Papa, que surge descrita na autobiografia publicada em janeiro deste ano, Francisco não será sepultado em S. Pedro, mas em Santa Maria Maior, escreve a mesma publicação.
O Papa Francisco esteve pela primeira vez em Portugal em 2017, para a celebração do Centenário das Aparições. Canonizou em Fátima os pastorinhos Jacinta e Francisco, e seis anos depois, em 2023, voltou a Portugal para as Jornadas Mundiais da Juventude.