A causa de morte do Papa Francisco já foi oficialmente revelada. O Santo Pontífice sofreu de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. A informação foi avançada pelo próprio Vaticano durante o final do dia desta segunda-feira, depois de a imprensa italiana ter divulgado que esta poderia ser a eventual razão da morte do Papa.

Das namoradas na juventude ao facto de não ver TV. 5 coisas que não sabia sobre o Papa Francisco
Das namoradas na juventude ao facto de não ver TV. 5 coisas que não sabia sobre o Papa Francisco
Ver artigo

Ao que tudo indica, o Chefe da Igreja Católica entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 (horário de Roma, 06h35 da manhã de Portugal), assim como um "episódio prévio de insuficiência respiratória aguda em pneumonia multimicrobiana bilateral" agravado por "bronquiectasias múltiplas", hipertensão arterial e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.

O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. O Santo Pontífice, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, tinha regressado há pouco tempo às suas funções, depois de passar por vários problemas de saúde. O estado de saúde de Francisco, que já era frágil há vários anos, levou-o a pelo menos três hospitalizações desde 2023, refere o “Público”.