O Papa Francisco tem estado internado desde 10 de fevereiro com uma pneumonia bilateral. Este sábado, o estado de saúde do papa argentino, atualmente com 88 anos, piorou e Francisco teve mesmo de ser submetido a transfusões de sangue.

"Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada, que exigiu também a aplicação de oxigénio de alto fluxo", informaram os médicos, de acordo com o SAPO 24, conforme informações do boletim médico divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano.

"Os exames de sangue de hoje também revelaram trombocitopenia, associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue", continuam, salientando que o Papa passou o dia numa poltrona, mesmo sofrendo mais do que ontem. "No momento, o prognóstico é reservado", referem os médicos.

O estado de saúde do Papa Francisco leva a considerar quem seria o seu sucessor, no caso de não conseguir recuperar.

Do Papa Francisco ao Kramer de "Seinfeld". 15 autobiografias que acabaram de sair e são fascinantes
Do Papa Francisco ao Kramer de "Seinfeld". 15 autobiografias que acabaram de sair e são fascinantes
Ver artigo

Para decidir o substituto do 266.º pontífice da Igreja Católica é feito um conclave na Capela Sistina, em Roma, Itália. No fundo, 253 cardeais reúnem-se e vão a votos, de forma anónima, e durante várias rondas, para eleger o líder do Vaticano. 

O papa tem de ter menos de 80 anos e de ser eleito por uma maioria de dois terços. A troca de papa acontece por morte ou resignação do anterior. Há, neste momento, dez candidatos mais fortes no que toca a assumir a função papal, assim como adianta o "Tribune".

Ao contrário de Francisco, grande parte dos possíveis sucessores são conservadores, opondo-se a temas como o divórcio e os direitos da comunidade LGBTQIA+. A saber:

8 dos possíveis sucessores do Papa Francisco

  1. Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, 65 anos, República Democrática do Congo;
  2. Cardeal Luis Antonio Tagle, 67 anos, Filipinas;
  3. Cardeal Matteo Zuppi, 69 anos, Itália;
  4. Cardeal Pietro Parolin, 70 anos, Itália;
  5. Cardeal Wim Eijk, 71 anos, Holanda;
  6. Cardeal Peter Erdo, 72 anos, Hungria;
  7. Cardeal Raymond Burke, 76 anos, Estados Unidos da América;
  8. Cardeal Robert Sarah, 78 anos, Guiné.