
A Lua cheia em Capricórnio começou a 10 de julho, às 21h36m32s, em Lisboa. Nos próximos dias, esta lua destaca a importância do autodomínio e da responsabilidade, podendo gerar ansiedade e momentos de instabilidade. Essa fase lunar favorece a reflexão profunda, a maturidade emocional e a ação prática. Embora possa haver desafios na expressão de sentimentos e necessidades, a energia capricorniana incentiva a realização de tarefas com dignidade e simplicidade.
Tanto a Lua como o Sol fazem um aspeto harmonioso ao planeta da ação Marte que se encontra em Virgem, promovendo um aumento de energia, vitalidade e coragem. Esse alinhamento favorece a ação prática e a expressão emocional equilibrada. É um momento propício para atividades físicas, como desporto ou tarefas domésticas que envolvem organização e mudanças. Além disso, há uma tendência a maior harmonia e companheirismo, mesmo em grupos com opiniões divergentes. A comunicação torna-se mais verdadeira e assertiva, permitindo a expressão de sentimentos com força e coragem, sem causar ofensas.
A Lua a 18º de Capricórnio na 12ª casa (grande sensibilidade perante tudo aquilo que a rodeia, a necessidade de silêncio para meditar e transcender as experiências internas) Versus Sol a 18º de Caranguejo na 6ª casa (o desenvolvimento do ser em trazer ordem no caos).
Tudo o que for iluminado e concretizado tende a ter um efeito duradouro. A Lua em Capricórnio traz uma energia de dignidade, maturidade e confiabilidade, enfatizando a importância de ponderar e refletir cuidadosamente antes de agir e realizar. Já o Sol em Caranguejo representa uma conexão profunda com os sentimentos, junto com uma grande capacidade de cuidar e nutrir.
Nos próximos dias, as nossas emoções e sensações estarão em evidência. Com vários movimentos planetários em curso, surge a oportunidade de enfrentar e reorganizar as nossas raízes, a sistémica familiar e as fundações psicológicas que sustentam a forma como construímos e realizamos a nossa vida. No entanto, a sombra também se manifesta — não será mais possível esconder assuntos pendentes debaixo do tapete.
A forma como nutro os outros e assumo a responsabilidade por mim e pelas minhas ações passa a ser projetada, seja de maneira consciente ou inconsciente. Será fundamental observar no nosso mapa pessoal em quais áreas da vida (casas) ocorrerá a Lua Cheia, pois é nessas áreas que as realizações, iluminações e sombras irão emergir.
Chegou o momento de decidir e de responsabilizarmo-nos pelo mundo que queremos ser. A natureza e os seus ciclos são sábios.
Para uma avaliação mais aprofundada e específica do seu mapa natal, aconselha-se a marcação de uma consulta online através do site.
Próximo evento: Curso online de Astrologia Psicológica Transpessoal, outubro de 2025