O Papa Francisco, de 88 anos, permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma. De acordo com a rádio espanhola SER, o último boletim médico divulgado esta segunda-feira, 24 de fevereiro, indica que o pontífice "passou bem a noite, dormiu e está descansado". 

Apesar da melhoria, desde que foi internado com sintomas persistentes de bronquite que evoluíram para uma pneumonia bilateral, no dia 14 de fevereiro, o seu estado de saúde continua a ser considerado crítico. Especialmente após os médicos detetarem uma insuficiência renal leve, atualmente sob controlo.

Papa Francisco continua internado. Conheça 8 dos cardeais que podem ser o seu sucessor
Papa Francisco continua internado. Conheça 8 dos cardeais que podem ser o seu sucessor
Ver artigo

Além disso, Francisco sofreu uma crise respiratória asmática prolongada, dia 22 de fevereiro, que exigiu a administração de oxigénio de alto fluxo e transfusões de sangue devido a anemia. O prognóstico permanece reservado, dada a complexidade do quadro clínico e o tempo necessário para avaliar a eficácia das terapias em curso.

Os planos para o funeral foram aprovados pelo próprio — e são mais simples

Em relação aos preparativos para a sua eventual morte, o Papa Francisco já tinha manifestado o desejo de simplificar os ritos funerários papais. Em novembro de 2024, aprovou uma nova versão do "Ordo Exsequiarum Romani Pontificis", que prevê cerimónias mais simples e adaptadas às realidades litúrgicas atuais.

Entre as alterações, destaca-se a utilização de um único caixão de madeira com interior de zinco, em vez dos tradicionais três caixões de cipreste, chumbo e carvalho. Além disso, o corpo do pontífice será apresentado para veneração pública na Basílica de São Pedro dentro do caixão com a tampa removida, abandonando-se a prática de exposição sobre um catafalco (espécie de estrado). Francisco expressou também o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, devido à sua especial devoção ao ícone mariano "Salus Populi Romani".

Quem é o homem que se segue a Francisco?

Quanto à sucessão, em caso de morte do Papa Francisco ou caso este renuncie ao cargo, o Colégio de Cardeais será convocado para eleger o substituto do 266.º pontífice da Igreja Católica. É  um conclave na Capela Sistina, em Roma, onde os 253 cardeais se reúnem e vão a votos, de forma anónima, durante várias rondas, para eleger o líder do Vaticano. Estes são 8 dos possíveis sucessores:

  • Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, 65 anos, da República Democrática do Congo;
  • Cardeal Luis Antonio Tagle, 67 anos, das Filipinas;
  • Cardeal Matteo Zuppi, 69 anos, da Itália;
  • Cardeal Pietro Parolin, 70 anos, da Itália;
  • Cardeal Wim Eijk, 71 anos, dos Países Baixos;
  • Cardeal Peter Erdo, 72 anos, da Hungria;
  • Cardeal Raymond Burke, 76 anos, dos Estados Unidos da América;
  • Cardeal Robert Sarah, 78 anos, da Guiné.

A situação de saúde do Papa Francisco continua a ser acompanhada de perto por fieis e líderes religiosos em todo o mundo, que aguardam por novas atualizações sobre o seu estado e possíveis desenvolvimentos no Vaticano.