Uma popular cozinha de brincar para crianças foi retirada urgentemente do mercado depois da morte trágica de um bebé de apenas 23 meses. Ficou preso numa das partes da cozinha e acabou a morrer por estrangulamento, segundo o “Daily Mail”.
O sucedido aconteceu em fevereiro de 2023, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. A criança terá ficado com a camisola presa num dos ganchos metálicos que vem com o brinquedo, enquanto trepava ou rastejava pela parte de trás da estrutura em madeira, não tendo conseguido libertar-se.
Na sequência do acontecimento, a marca Backyard Kids anunciou retirar mais de 192 mil unidades da cozinha de brincar da KidKraft Farm to Table, depois de ter sido alertada que os ganchos metálicos utilizados no brinquedo representariam um risco de estrangulamento nas crianças, revelou a mesma fonte.
O aviso foi dado a 31 de julho de 2025 e aplica-se a todas as cozinhas com o modelo 52411, visível na parte de trás do produto numa etiqueta. Estes brinquedos são recomendados a crianças a partir dos 3 anos e foram vendidos online entre 2018 e julho de 2025. O preço variava entre os 120 e os 270 dólares (105,18€ a 236,65€).
As autoridades pedem aos pais que deixem de utilizar imediatamente o brinquedo. Devem remover os ganchos e contactar a marca para pedirem peças de substituição gratuitas.