Portugal está prestes a ser afetado por uma vaga de frio daquelas particularmente desagradáveis. Prepare as camisolas térmicas e as camadas, porque, a partir desta terça-feira (9) e até sexta-feira (12), as temperaturas vão descer gradualmente, de forma significativa.
"A metade norte de Portugal, sobretudo nos dias 9, 10 e 11, será mais afetada. E mesmo no litoral norte podemos ter temperaturas no limiar do ponto de congelação de 0º e -1º", disse o climatologista Mário Marques, citado pela "SIC Notícias".
A semana, no geral, vai ser de temperaturas muito baixas. Este fenómeno que vai afetar Portugal continental deve-se a uma "bolsa de ar frio em altitude, com origem na região da Escandinávia", esclarece o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo "Expresso".
Esta massa de ar com origem polar fará com que as temperaturas desçam entre 2 a 5 °C na generalidade do território nacional, sendo que os termómetros poderão atingir os -7ºC em zonas do nordeste transmontano e na Beira Alta.
Em Lisboa e no Porto, os termómetros vão oscilar entre os 3ºC e os 15ºC. Em Faro, estarão entre os 6ºC e os 17ºC, em Bragança entre os -4ºC e os 10ºC e em Évora entre 1ºC e 15ºC. A chuva irá dar tréguas nos próximos dias, exceto nas ilhas, onde não fará tanto frio. Na Madeira sentir-se-ão entre 17ºC a 23ºC e nos Açores 14ºC a 19ºC.