Se está com gripe, COVID ou qualquer tipo de infeção respiratória, prepare-se para voltar a 2020 — que é como quem diz, tire as máscaras da gaveta e fique em teletrabalho. As recomendações são da Direção-Geral da Saúde, num momento em que o País regista um aumento de casos de gripe, maioritariamente de gripe A, e COVID-19, pode ler-se no "Correio da Manhã".
Assim, é recomendado que, caso esteja doente, use máscara sempre que esteja em contacto ou próximo de outras pessoas, e também que adote o teletrabalho "nos primeiros cinco dias de sintomas ou após o diagnóstico de COVID", alerta a DGS.
Estas indicações juntam-se às recomendações anteriores da Ordem dos Médicos, que já tinha alertado para a importância do uso da máscara em transportes públicos e unidades de saúde para reduzir o impacto das infeções respiratórias.
Para além do aumento de casos de gripe A, a mortalidade por COVID-19 também está a crescer, embora “abaixo do limiar do ECDC [Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças]", refere a DGS.