O nome João Valentim é capaz de ser familiar para aqueles que acompanham diariamente os programas da manhã das televisões. Até esta sexta-feira, 23 de agosto, o repórter encontrava-se a trabalhar na SIC, n’ “O Programa da Cristina”, mas agora o seu futuro é incerto.

Quem deu a novidade foi o próprio na sua conta de Instagram. “À Cristina. Foram 5 anos ao lado dela. Intensos e apaixonantes”, começou por escrever. “Com a Cristina aprendi que só se é bom em televisão se trabalharmos com verdade (…) Aprendi com ela a ser o repórter que sou hoje (…) Hoje terminou o meu caminho ao lado dela como repórter, mas o amor que sinto por ela fica para sempre. Porque ela conhece tão bem o meu silêncio”, continuou.

“Até já Cristina! Dá medo não ter um plano para o futuro? Muito. Mas só assim crescemos! Que venham novos projetos”, concluiu o ex-colega de Cristina Ferreira. A apresentadora respondeu rapidamente aos elogios rasgados do ex-repórter do seu programa. “Sempre aqui. Hoje e amanhã”, escreveu a apresentadora na caixa de comentários.

Programa de Cristina Ferreira estava pensado há 4 anos — mas para outro canal
Programa de Cristina Ferreira estava pensado há 4 anos — mas para outro canal
Ver artigo

Mas afinal quem é João Valentim, o repórter do “Você na TV” que trocou a TVI pela SIC para ir atrás de Cristina Ferreira?

Nascido há 31 anos, João Valentim começou o percurso profissional na informação da TVI, depois de concluir o curso de Jornalismo Audiovisual na ETIC. “Quando comecei na informação todos diziam: ‘ Tens de ir para o programa da Cristina e do Goucha’", contou em janeiro de 2016 ao site “A Televisão”.

Seis meses depois do estágio, a editora escreveu-lhe uma carta de recomendação e entregou-a a Cristina Ferreira. “Passado um mês ou dois ligou-me a Paula Ramos [editora do programa à data da entrevista] a perguntar se queria ir trabalhar para o ‘Você na TV’. O repórter respondeu que sim e foi assim que entrou no programa para fazer o reforço de verão, em 2014.

Segundo conta na mesma entrevista, João Valentim era suposto ter ficado apenas três meses e depois ir embora. O que lhe valeu, conta, foram as reportagens, num registo mais divertido. “Eles começaram a achar piada a este registo maluco e então acho que foi isso que me salvou”, revelou.

Desde essa altura, o repórter ficou conhecido por dar o seu cunho pessoal às várias reportagens que fazia, sempre com um toque cómico e divertido. Mas se nas suas reportagens tudo era leve e em regime de brincadeira, o mesmo não se pode dizer da sua infância.

Em julho de 2018, o então repórter do “Você na TV” deu uma entrevista à revista "Mariana" onde falou do seu passado ligado à violência e ao bullying. “Davam-me chapadas e pontapés” e chegou a detalhar que alguns do colegas chegaram a cuspir-lhe no rosto.

Histórias de bullying e como o prevenir. "É preciso acabar com a palavra queixinhas"
Histórias de bullying e como o prevenir. "É preciso acabar com a palavra queixinhas"
Ver artigo

Na mesma altura, confidenciou que sofreu em silêncio, apesar “de estar à vista de todos”. Na mesma publicação nas redes sociais, apelou a que quem sofra do mesmo problema partilhe a situação. “Não façam como eu – contem aos vossos pais, façam ver os vossos amigos que precisam de ajuda e que ninguém é melhor do que nós”.

Pouco depois de um mês destas declarações, em agosto de 2018, soube-se da partida de Cristina Ferreira para a SIC. Apesar de o repórter ter ficado na TVI, a amizade entre os dois perdurou. Tanto assim foi que a 9 de setembro do mesmo ano, João Valentim deu os parabéns à apresentadora no seu Instagram. “Parabéns rainha da Malveira. Beijinhos. Gosto muito de ti”, escreveu. 

A foto que o repórter usou para dar os parabéns a Cristina Ferreira

Meses depois, era hora de o repórter abandonar a TVI e rumar à SIC, atrás da sua mentora. Numa publicação que data de 10 de dezembro de 2018, João Valentim explica que vai abandonar o canal e o próprio ‘Você na TV’. “Hoje foi o meu último dia como repórter no Você na TV, na TVI. Foram 6 meses de estágio na informação mais 4 anos no ‘Você na TV’”, escreveu.

“Foi com a TVI que fiz a minha primeira viagem de avião. Conheci Portugal como nunca pensei vir a conhecer. Descobri tradições e pessoas. Entrevistei aqueles que antes admirava ver sentado no meu sofá. Foram tantos sorrisos. Alguns nervos também. Mas aprendi tanto TVI”, continuou. 10 dias após esta publicação, o repórter dava conta da sua nova equipa na SIC.

A equipa de João Valentim na TVI

Apesar da trocar, João Valentim parece não ter perdido contacto com os ex-colegas. Em maio deste ano, trocou comentários com Manuel Luís Goucha, com quem trabalhou durante 4 anos. Numa fotografia publicada no perfil de Goucha está o apresentador, Sara Barradas e um urso de pelúcia para a primeira filha da atriz.

“Olha, também quero um, Goucha”, escreveu. “A Cristina que to dê! Abraço grande.”, retorquiu Manuel Luís.

Agora, e após oito meses com Cristina Ferreira, João Valentim despede-se da SIC e da sua mentora de quase cinco anos.