Longe de nós estarmos a maldizer a Black Friday, com as suas tentadoras promoções e descontos. Mas, como em tudo na vida, o melhor é mesmo o equilíbrio. E não há melhor sensação do que nos sentirmos bem ao ajudarmos os outros. É com esse objetivo que existe a Giving Tuesday (terça-feira generosa, numa tradução livre) que, este ano, calha no dia 3 de dezembro, a primeira terça-feira a seguir à Black Friday.

Descrita como um "movimento que desperta o poder da generosidade radical em todo o mundo", esta organização é uma plataforma agregadora de instituições de solidariedade. Junta líderes locais (desde figuras públicas a empresários, passando por parceiros tecnológicos e escolas) que, através da Giving Tuesday, se unem para disponibilizar ferramentas, promover colaborações e partilhas de ideias de como tornar a vida das comunidades um pouco melhor. A iniciativa atua em todo o mundo e é adaptada localmente conforme as necessidades de cada comunidade.

Existe em quase 100 países e Portugal é um deles. A forma de participar não se resume à doação de dinheiro. Em primeiro lugar, no site da Giving Tuesday, pode escolher a causa que deseja apoiar. Há várias categorias, desde Animais, Cultura, a Idosos, Inclusão Social ou Filantropia. Depois de escolher a causa, são listadas as associações participantes. Cada uma tem a descrição sobre o projeto, o tipo de donativo que pode fazer (por exemplo, bens e dinheiro) e ainda os dados bancários, caso queira fazer uma doação monetária.

Mas, na Giving Tuesday, não são só os euros que são valiosos. São disponibilizadas outras formas de doar: tempo, competências, bens, sangue ou apadrinhamento, por exemplo. Pode também refinar a pesquisar, escolhendo o tipo de bem a doar e também o local onde se encontra o projeto.

Dois exemplos práticos. Para doações em dinheiro na categoria Saúde, surgem associações como a Alzheimer Portugal, o Banco de Fraldas Passo Positivo ou a Sol sem Fronteiras. Se preferir a causa Inclusão Social e quiser doar tempo, pode fazê-lo junto de instituições como as Irmãs Hospitaleiras, O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) ou a Serve the City Portugal.

Figuras públicas como Ricardo e Francisca Pereira e as atrizes Ana Marta Ferreira e Beatriz Costa (a Vuitton de "Festa é Festa") já se juntaram a esta iniciativa, que pretende fazer da próxima terça-feira, 3 de dezembro, um dia de generosidade à escala mundial.