Graça Freitas está infetada com o novo coronavírus. O estado da diretora-geral da Saúde foi tornado público esta quarta-feira, 2 de dezembro, e sabe-se agora que Graça Freitas terá sido contagiada no final da semana passada, no decorrer de uma reunião com profissionais da Direção-Geral da Saúde, delegados de Saúde e outros peritos, avança o "Correio da Manhã". Um dos participantes da reunião de trabalho testou positivo à COVID-19.

Graça Freitas. "Fico abismada como é que se diz que é a DGS que não comunicou bem"
Graça Freitas. "Fico abismada como é que se diz que é a DGS que não comunicou bem"
Ver artigo

Depois de sentir dores de garganta, a diretora-geral da Saúde terá contactado Marta Temido, ministra da Saúde. "Foi seguido o protocolo: a ministra acionou diretamente o Instituto Nacional de Emergência Médica [INEM] para fazer a recolha do material biológico da doutora Graça o mais rapidamente possível para que pudesse ser enviado para o Instituto Ricardo Jorge  e determinados outros rastreios mediante o resultado", afirmou uma fonte próxima do processo ao "CM".

Após a reunião onde terá acontecido o contágio, Graça Freitas esteve com membros do ministério da Saúde, o que levou a que tanto Marta Temido como dois secretários de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e Diogo Serra Lopes, tenham sido testados.

"Os governantes do ministério da Saúde realizaram teste de rastreio à COVID-19 ontem [terça-feira] à noite, dia 1, na sequência de identificação de contacto com a diretora-geral da Saúde e não foram considerados contactos de alto risco pelas autoridades de saúde", pode ler-se no comunicado do ministério.

Já Graça Freitas encontra-se a cumprir isolamento em casa, mas não avançou informações sobre os eventuais sintomas. A diretora-geral da Saúde diz preferir "manter reserva", adianta também o "Correio da Manhã".

Depois de ter testado negativo, Marta Temido participou na reunião com a "task force" criada pelo executivo de António Costa para definir o plano de vacinação contra a COVID-19. Como precaução, o marido da ministra da Saúde, Jorge Simões, fez o teste e obteve um resultado negativo. Respetivos motoristas e família dos governantes também fizeram o teste.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.