Há animais a serem "alugados" e muitas vezes "obrigados" a passear três vezes por dia com pessoas diferentes, para que estas possam sair à rua. O insólito está a acontecer em Barcelos, segundo foi denunciado pelo presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, esta terça-feira, 19 de janeiro. O autarca, a quem chegaram vários relatos semelhantes, caracteriza a situação como "lamentável".

"É uma série de expedientes que as pessoas usam, e a ser verdade é lamentável", disse numa videoconferência de imprensa, de acordo com o jornal "Expresso". Miguel Costa Gomes refere ainda que a situação é de "uma criatividade um bocadinho estranha" e a "uma imaginação terrível".

Muitas vezes, os animais chegam a dar sinais de estarem "cansados de passear", tudo para que as pessoas possam sair à rua com o pretexto de os passear, conforme prevê uma das exceções do estado de emergência aplicado na sexta-feira, 15.

"Não procuremos distrairmo-nos com as exceções e fixemo-nos na regra: ficar em casa”, disse o primeiro-ministro, António Costa, aquando o anuncio das medidas do novo confinamento. E é este o apelo reforçado agora pelo presidente da Câmara de Barcelos.

Venda ao postigo proibida e restrição de circulação entre concelhos. Conheça as novas medidas
Venda ao postigo proibida e restrição de circulação entre concelhos. Conheça as novas medidas
Ver artigo

"Vão-me chegando histórias de pessoas que alugam animais para andar na rua (…). Não podemos ser irresponsáveis a esse ponto, de forma a criarmos expedientes para virmos à rua”, alertou, pedindo que cada um faça a sua parte: ficar em casa sempre que possível.

Em Barcelos, desde o início da pandemia já morreram no concelho 84 pessoas com COVID-19 e há agora 1.536 infetados com o novo coronavírus, segundo os dados revelados pelo autarca.

A exceção de passear os cães na rua também levou a outro caso inesperado, desta vez relatado pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que caracterizou o que aconteceu no domingo, 17, como "ridículo".

"Houve cidadãos que foram apanhados com uma trela pela mão, em que não tinham animal", disse na segunda-feira, 18, à TVI24. Quando questionadas sobre o facto de levarem uma trela sem animal, respondiam que o mesmo tinha fugido, acrescentou o autarca, numa entrevista que se tornou viral.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.