Comprar ou vender casa nos dias de hoje parece uma autêntica batalha na arena entre gladiadores, em plena Roma Antiga — só precisa de acrescentar uma carrada de burocracia para tornar ainda mais difícil o jogo das diferenças. A pensar neste problema que já afeta muitos portugueses, a Housefy — plataforma tecnológica de compra e venda de imóveis sem comissões nem intermediários — chegou este verão a Portugal, com o objetivo de acabar com a necessidade de pagar altos custos de comissão às agências tradicionais.
Fundada em 2017 por Albert Bosch, a agência imobiliária digital, que opera em Espanha, Itália e Portugal, já vendeu mais de dois mil imóveis desde que entrou no mercado. A agência espanhola é a que tem mais sucesso, com uma média de seis transações por dia, que se traduzem numa poupança de até 20 mil euros por cliente.
Por cá ainda é cedo para avaliar o sucesso, mas é uma estratégia a considerar se pretende vender um imóvel e não quer contar com a ajuda de uma agência. O grande foco da Housefy é dar a possibilidade de ser o vendedor a analisar e monitorizar todo o processo de venda, sem sair do sofá.
Para começar, a empresa visita o imóvel, faz um estudo de mercado, tira algumas fotografias e publica-as nas principais plataformas de venda de casas, como a "Lar doce Lar" ou o "Idealista". De seguida, através da sua conta no Housefy pode receber tanto o feedback do imóvel em tempo real, como também as ofertas diretamente dos compradores.
No último passo, a empresa trata de tudo o que seja verificação de processos judiciais e documentação, acompanhando-o igualmente na hora de assinar a escritura.