Depois do mês de abril mais quente dos últimos 78 anos, maio parece vir contrariar este verão antecipado. A partir desta quarta-feira, 3, as temperaturas vão começar a descer por todo o País, de uma forma generalizada, sendo a região do Algarve a exceção.
Por isso, se quiser fazer praia esta semana, é melhor ir para sul, porque o tempo não vai estar famoso nas outras zonas. Vai ficar mais frio, com vento, céu nublado e chuva, podendo até ocorrer queda de granizo e trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Lisboa, esperam-se aguaceiros esta quarta-feira e quinta-feira, sendo que a temperatura máxima nos próximos dias será de 26ºC. No Porto, chove de quarta-feira a sábado, com os termómetros a não avançarem dos 21ºC. Nos Açores, também vai cair água e não se farão sentir mais que 20ºC.
Não vai chover nem no Funchal (onde estarão no máximo 26ºC), nem em Faro, onde o inesperado verão se vai manter, já que são esperados 32ºC de máxima. Esta mudança drástica das temperaturas deve-se a uma depressão que está a afetar a Península Ibérica.