Se a história de Bambi foi, durante décadas, o símbolo máximo da tragédia dos filmes infantis, a moda decidiu reescrever-lhe o guião. Em 2026, parece que o animal fofo que a Disney tornou protagonista em 1942 inspira aquela que já é dada como a nova obsessão das fashionistas: o bambi print. Menos óbvio e mais sofisticado do que outros padrões, é a prova de que nem todos os animais precisam de rugir para serem ouvidos.

Depois de padrões como leopardo e zebra terem garantido o seu lugar no topo das tendências, especialmente no seguimento da estética "mob wife", o bambi print (ou deer print, dependendo de como o queira chamar) veio afirmar-se como uma alternativa mais delicada, mas inesperadamente cool. A estética rege-se por tons de castanho, bege e chocolate, pontuados por manchas difusas em branco, que criam um efeito super gracioso e, arriscamo-nos a dizer, intemporal.

A tendência começou a ganhar força pé ante pé, primeiro nas passerelles e só depois nas redes sociais. Isto é, a confirmação veio diretamente da Semana de Moda de Nova Iorque, sendo que Tory Burch antecipou a tendência na sua coleção apresentada em fevereiro do ano passado, com casacos estruturados, vestidos de comprimento médio e conjuntos.

Mas nem só da delicadeza vive o bambi print. Brandon Maxwell levou o padrão para um território mais ousado (e mais virado para o período noturno, digamos), com interpretações monocromáticas e peças super impactantes, como um vestido comprido totalmente estampado e um casaco de textura quase animal. Entre ambos os designers percebe-se que este padrão pode ser delicado, mas também sabe impor-se.

Fora das passerelles, a tendência encontrou aliadas (ou fashionistas, no caso) de peso. Sofia Richie Grainge, conhecida pelo seu estilo quiet luxury, publicou fotografias com uma camisa em bambi print no lançamento da sua marca, ajudando a fazer o padrão ecoar junto do público mais avesso a excessos. O mesmo se pode dizer de Vicky Montanari, no plano nacional.

Até porque desengane-se quem acha que a preponderância deste padrão se ficou pela roupa. O bambi print, entretanto, já começou a surgir em acessórios, sapatos e até peças de styling mais discretas, como uma panóplia de acessórios, reforçando a ideia de que esta é uma tendência versátil e fácil de adaptar.

Não acredita no que estamos a dizer? Fomos à procura de vários looks de inspiração que provam que o bambi print funciona tanto em coordenados mais sofisticados como em versões mais descontraídas, combinadas com básicos neutros ou peças do mais eclético que há. Inspire-se nos visuais que reunimos para si.

Clique na fotogaleria