As estéticas clean girl e quiet luxury foram alvo de grande destaque em 2023. O ano passado foi marcado pelo advento do minimalismo, tanto na moda como na beleza, mas parece que a tendência está prestes a inverter-se. É que o TikTok está louco com a mob wife aesthetic – e há vários criadores de conteúdo da plataforma que explicam como atingi-la.

Em português, poderíamos traduzir esta expressão para algo como estética de mulher da máfia – sim, é mesmo isso que leu. Este estilo é profundamente influenciado pelas companheiras dos mafiosos mais conhecidos da história (ou da ficção), que sempre mostraram escolhas opulentas no que ao guarda-roupa diz respeito.

Não está a ver de quem estamos a falar? Bem, aqui vão alguns nomes para lhe refrescar a memória: Elvira Hancock, interpretada por Michelle Pfeiffer em "Scarface", Ginger McKenna, a quem Sharon Stone deu vida em "Casino", ou até Karen Hill, encarnada por Lorraine Bracco em "Tudo Bons Rapazes" – e, quiçá, quando "Griselda" estrear, poderá inspirar-se na personagem interpretada por Sofía Vergara.

Ousadas, impetuosas, descaradamente exageradas e cheias de atitude é a forma como são frequentemente descritas estas figuras icónicas da pop culture – e são características que não podiam ir mais ao encontro daquilo que define a tendência. Mas, afinal, em que é que isso se traduz em termos de estilo?

Cabelos rebeldes e volumosos são a assinatura da mulher que personifica esta estética. Desde bouffants, um género de penteado conhecido por conferir mais uns centímetros de altura à cabeça, bem como por causa do seu formato arredondado, a cabelos encaracolados ou até ripados.

Veja o vídeo.

Depois, a maquilhagem é todo um outro tópico. A estética mob wife rege-se pelos olhos esfumados, que podem ser emparelhados com um eyeliner exagerado, bem como pela prevalência dos batons nude, que são complementados com um contorno labial mais escuro. Já as unhas pendem entre uma manicure francesa quadrada e um formato amendoado encarnado – e, claro, quanto maiores, melhor.

No que ao guarda-roupa diz respeito, também há algumas peças indispensáveis para que esta estética ganhe vida. Opulência é a palavra de ordem, pelo que casacos de pelo, minissaias e tudo o que conte com pele ou animal print é imperativo. E despeça-se dos sapatos rasos, porque este estilo pede saltos quilométricos – e vai somar pontos extra se apostar em botas de cano alto.

A estética "portuguese girlie" é tendência (e polémica). Saiba tudo sobre este estilo arrojado
A estética "portuguese girlie" é tendência (e polémica). Saiba tudo sobre este estilo arrojado
Ver artigo

Achava que se ia livrar dos acessórios? Desengane-se. Na estética mob wife, tudo grita exagero. Por isso, brincos espalhafatosos (que é como quem diz statement), como argolas gigantes, e anéis volumosos são essenciais para atingir este estilo – e devem piscar o olho ao dourado. Ah, e ande sempre com um par de óculos de sol.

Se quer render-se à mob wife aesthetic, mas não sabe por onde começar, não se preocupe: temos algumas sugestões para si. Espreite a fotogaleria e inspire-se, mas lembre-se que a peça-chave para conseguir atingir esta estética é a autoconfiança.

Espreite algumas peças.