Vivemos na era do freelancing, do trabalhador que prefere não estar preso às empresas, pelo menos de forma absoluta. Vivemos no tempo dos blogues, dos influenciadores digitais, dos nómadas que, a partir de qualquer parte do mundo, se expressam e mostram trabalho a partir de plataformas online. Estamos mais autodidatas e multifacetados: preferimos fazer pelas nossas mãos do que contratar, mesmo que isso signifique assistir a cinco mil tutoriais de YouTube.

Criar sites já foi uma tarefa ultra complexa. Mas nos dias que correm podem ser um trabalho tão simples como agarrar e arrastar blocos, como nos mostra a Ucraft, a empresa da Arménia representada num dos stands da Web Summit. Criou um software capaz de tornar qualquer pessoa no criador de uma página de internet tão bonita e capaz com aquelas que metem linhas de código que não acabam — com a vantagem de não ter nenhuma. Deixamos nas imagens abaixo dois exemplos de sites criados nesta plataforma, o "Limone" e o "Plumes Illustrations". Pode consultar mais no site da Ucraft.

Tudo começou com a Bang2Joom, o projeto pioneiro que deu origem ao Ucraft. "Arrancámos com uma ideia simples para ajudar as pequenas empresas a escolherem os seus templates. Ao juntarem-se ao Bag2Joom, os membros tinham acesso exclusivo a modelos profissionais", explica à MAGG Gohar Zalibekyan, responsável pelo departamento de comunicação regional desta empresa.

"Mas queríamos fazer mais e expandir o nosso alcance. Focado em fornecer ferramentas poderosas e design web responsivo, o Bang2Joom cresceu para a plataforma tudo-em-um, o Ucraft. Recebemos um investimento da SoftConstruct e, em 2014, o Ucraft foi lançado oficialmente."

Gohar Zalibekyan, responsável pelo departamento de comunicação regional, na Web Summit, em Lisboa
Gohar Zalibekyan, responsável pelo departamento de comunicação regional, na Web Summit, em Lisboa

Fundada por Gev Balyan, a plataforma inclui três pacotes: "Temos o pacote de site gratuito, que inclui elementos e ferramentas básicas; e temos pacotes pagos a partir de 10 dólares por mês, que incluem todas as ferramentas. Todos os pacotes, incluindo o gratuito, têm a opção de conectar o domínio gratuitamente, assim como alojamento Google Cloud, certificado SSL gratuito (https em vez de http) e suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana."

Seis anos depois, diz Zalibekyan, a Ucraft tem mais de cem funcionários, três escritórios (Yerevan, na Arménia, Moscovo, na Rússia, Los Angeles, nos Estados Unidos), sendo a plataforma por detrás de mais de cem mil sites, tendo um total de 140 mil utilizadores ativos.

Como é que tudo acontece?

O vídeo acima faz um bom resumo do processo, mas sintetizamos por escrito. Tudo começa, obviamente, com o acesso ao site. Depois, o utilizador deverá introduzir o nome do seu subdomínio (posteriormente pode facilmente associar a um novo ou já existente) e escolher um template — são inúmeras opções dentro de várias categorias, que vão desde blogue, a loja de e-commerce, páginas mais relacionadas para negócios, artes, fotografias, eventos, apps.

Posto isto, é hora de criar um registo (pode fazer o login via Facebook ou Google) e, depois, escolher um dos pacotes. Dica: pode usar os pagos gratuitamente durante 14 dias, sem introduzir nenhum dado bancário.

Por fim, é hora de começar a construir o seu site, utilizando ferramentas tão simples como arrastar e largar, clicar diretamente sobre os títulos e textos existentes —  substituíndo-os por aqueles que quer — criar páginas novas, sub-páginas, criar logótipos, ou fazer download de um que já tenha criado, introduzir imagens (animações são aceites), alterar a fonte das letras, as cores e toda a estrutura do esqueleto que escolheu para o seu site.

Um pequeno alerta: apesar do minimalismo da plataforma, há muitas opções e muitas ferramentas para explorar. Assim, poderá demorar algum tempo a familiarizar-se com tudo, num processo potencialmente frustrante, montado em cima do sistema tentativa-erro. Mas, hey, ao contrário de um website, Roma não se fez num dia.