
Desde a estreia de "Adolescência", na Netflix, que os pais ficaram preocupados sobre os significados ocultos que os mais novos andam a atribuir aos emojis. Agora, há uma nova ferramenta para decifrar tudo. O investigador português David Sopas, especialista em segurança informática, desenvolveu um tradutor de emojis que ajuda a interpretar os símbolos muitas vezes usados pelos jovens para comunicar de forma codificada.
A ideia surgiu da preocupação de David Sopas com a própria filha, ainda criança, mas que um dia fará parte do universo digital adolescente, diz o "Observador". Conversas com amigos sobre desafios na adolescência reforçaram a necessidade de criar um recurso acessível para os pais. E como não podia deixar de ser, o especialista também se inspirou na minissérie da gigante do streaming.
"Uma maçã, para mim, é uma maçã. Mas, para os adolescentes, pode significar afeto, desejo ou até algo totalmente diferente", explica David Sopas, citado pela mesma publicação. Até porque a combinação de diferentes emojis permite a criação de frases inteiras, muitas vezes incompreensíveis para os adultos.
Esta ferramenta é fácil de usar. Pode inserir diretamente o emoji utilizado e que quer decifrar ou copiar a mensagem na íntegra, inserindo-a na caixa de texto disponível no site. Depois, os significados aparecem descritos, pelo que depois cabe aos pais averiguar qual deles se adequa à mensagem.
O tradutor de emojis, disponibilizado gratuitamente em inglês para alcançar um público global, ganhou atração rapidamente nas redes sociais e já despertou o interesse de projetos como o "MiúdosSegurosNaNet", de Tito de Morais. No entanto, Sopas optou por manter a ferramenta em código aberto no "GitHub", permitindo que qualquer pessoa possa visualizá-la, traduzi-la ou melhorá-la.
David Sopas é cofundador da "Char49", uma empresa de segurança informática na Figueira da Foz, mas com clientes espalhados pelos Estados Unidos, Israel e China. Com uma carreira focada na investigação e testes de segurança digital, o especialista espera que a sua ferramenta ajude a criar um ambiente online mais seguro para crianças e adolescentes. Afinal, no mundo digital, nem tudo é o que parece e um simples emoji pode dizer muito mais do que imaginamos.