Não vale a pena arrumar o chapéu de chuva quando chegar a casa. Aliás, pode mesmo ir à procura das galochas e da gabardine porque durante os próximos nove dias a chuva não vai dar tréguas. Pelo menos é esta a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para Lisboa e Porto.

Esta segunda-feira, 28 de outubro, as duas cidades acordaram com o céu negro, nuvens carregadas e chuva. Em Lisboa o tempo vai manter-se assim até à próxima terça-feira, 5 de novembro, com uma exceção. Na quarta-feira, 30 de outubro, pode não haver precipitação: há uma previsão de céu nublado, mas a chuva ameaça com uns 53%. Portanto, pode ou não chover.

Quando às temperaturas, as máximas variam entre os 19 e os 24 graus e nas mínimas o valor mais baixo chega aos 14 graus. 

Previsão de chuva para Lisboa

Já no Porto, o cenário é igual e a previsão de chuva é ainda maior, já que nunca está abaixo dos 87%. O sol só volta na próxima terça-feira, 5 de novembro, mas sempre acompanhado de chuva e algum frio — porque este é o dia onde as temperaturas mínimas (13 graus) e máximas (18) são as mais baixas durante os nove dias de previsão.

A temperatura mais alta no Porto aparece já esta terça-feira, 29 de outubro, e pode chegar aos 22 graus.

Previsão de chuva para o Porto