Numa altura em que são vários os serviços que começam agora a olhar para uma nova normalidade, a Kapten está a preparar uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e condutores no regresso ao funcionamento já a partir de maio. Em comunicado oficial, enviado às redações, a empresa garante que vai aplicar um processo de higienização e desinfeção dos mais 700 veículos que trabalham em parceria com a marca, e adianta ainda a instalação de divisórias de proteção em 1.500 carros.
Em termos globais, a empresa garante que cerca de 80% da frota que trabalha diariamente sob alçada da Kapten foi alvo destas mudanças — num investimento que terá ultrapassado os 25 mil euros.
O processo de higienização, sabe-se agora, é semelhante ao que foi utilizado pelo Metropolitano de Lisboa e outras entidades públicas.
"[Com este processo] o efeito de proteção prolonga-se durante um mês e tem uma eficácia superior a 99,99‰ ao fim de cinco minutos. A aplicação deste produto já foi iniciada e continuará a ser aplicada durante os próximos dias", lê-se no comunicado.
E continua: "O processo de limpeza de rotina será reforçado semanalmente com o mesmo produto, mas através de aplicação manual nas superfícies mais expostas ao contacto."
Quanto às divisórias, a ideia é delimitar o espaço do condutor e o dos passageiros que são transportados nos bancos da retaguarda. Segundo a empresa, a ação de instalação destas divisórias já está a decorrer, sendo construídas à base de "material plástico flexível e de fixação amovível, assegurando a possibilidade de comunicação entre o condutor e os passageiros."
E Sérgio Pereira, CEO da empresa, não tem dúvidas de que é necessário começar a implementar estas novas medidas para que se possa começar a olhar para um possível regresso à normalidade.
“Nesta fase, em que as empresas e as pessoas começam a preparar o regresso àquilo que podemos chamar de 'nova normalidade', decidimos avançar com uma lista extensa de medidas, com o objetivo de garantir a segurança de todos aqueles que necessitam de se deslocarem, seja para os seus empregos, para fazer compras ou dar assistência, e que, ao optarem por esta forma de mobilidade, têm a vantagem de o poder fazer agora com maior proteção. Além disso, é também uma forma de protegermos os nossos motoristas que precisam de retomar a sua atividade e que assim o podem fazer com uma maior tranquilidade", conclui.
Já a Bolt, outra das concorrentes, também anunciou esta quinta-feira que vai passar a colocar proteções de acrílico transparente entre os assentos dos passageiros e o do motorista, "com o objetivo de reduzir a possibilidade de propagação do novo coronavírus e proporcionar viagens ainda mais seguras."
Tudo isto, claro, reforçando também os processos de higienização e desinfeção dos veículos. A Bolt Protect, que mostra os carros com estas novas divisórias, já aparece como opção de viagem em Lisboa — mas a empresa garante que o objetivo é chegar a mais cidades em breve.
Apesar de se tratar de um novo tipo de viagem, a opção Bolt Protect oferece a mesma tarifa das viagens normais.