
Com o País de olhos postos nas eleições legislativas do próximo domingo, 18 de maio, os candidatos a Primeiro-ministro estão por todo o lado e, às vezes, uma cara conhecida espreita na plateia.
Quem são, afinal, os parceiros e parceiras dos principais nomes da política nacional e principais candidatos nestas eleições? A MAGG conta-lhe tudo.
Carla Montenegro, o primeiro (e único) amor de Luís Montenegro

Não é exagero: Carla foi mesmo a primeira namorada de Luís Montenegro e, até hoje, a única. Estão juntos há mais de três décadas, desde que se conheceram na Escola Secundária Manuel Laranjeira, em Espinho. Ele seguiu Direito, ela Educação Infantil, mas o amor sobreviveu aos trabalhos de verão no café Última Instância, às viagens Porto-Lisboa e à agenda política do atual líder do PSD e primeiro-ministro em funções.
Carla Montenegro uma praticante assídua de voleibol, apaixonada e altamente competitiva, e chegou a campeã nacional de voleibol pelo Sporting de Espinho, no escalão de juvenis femininos.
Tirou um segundo curso em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Dedicou toda a sua a carreira enquanto técnica superior de educação numa IPSS em Espinho que se dedica à realização de projetos junto de comunidades vulneráveis ao risco social.
É mãe de dois filhos, discreta, mas determinada, e foi mantendo a sua vida longe dos olhares políticos.
Ana Catarina Gamboa, a economista e noiva de Pedro Nuno Santos

A relação com Pedro Nuno Santos já dura há mais de uma década, já com um filho, e um pedido de casamento que há muito aconteceu, mas a data da boda ainda está em aberto. Ana Catarina Gamboa, 42 anos, é formada em Economia pelo ISEG, e sempre se movimentou na esfera de influência do PS de Lisboa.
Era chefe de Gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, mas deixou o cargo público para evitar conflitos de interesse após a candidatura do companheiro às Legislativas.
A vida profissional está em pausa desde então e o sonho de aumentar a família também teve um revés, com um aborto espontâneo que o casal partilhou publicamente. Ainda assim, Ana Catarina continua a ser um dos pilares na vida do líder socialista.
Dina Nunes Ventura, a mulher na sombra de André Ventura

Casados desde 2016 na igreja de São Nicolau, em Lisboa, Dina e André Ventura conheceram-se depois do político terminar o curso de Direito. Fisioterapeuta infantil num hospital da capital há mais de 10 anos, Dina partilha a fé católica com o líder do Chega e foi, durante muito tempo, presença constante ao lado do marido, nas redes sociais e nas ações partidárias.
Com o aumento das ameaças e da exposição pública de André Ventura, Dina acabou por se afastar dos holofotes. Mas em todos os momentos decisivos continua presente, de bandolete no cabelo e sorriso rasgado. Reservada e discreta, é uma das figuras de bastidores mais importantes no universo Ventura.
Joana Pires Teixeira, a companheira ativista de Mariana Mortágua

Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda (BE), deu o nó pelo civil no passado dia 12 de junho de 2024. A mulher, Joana Filipa Mourisca e Pires Teixeira, é gestora de projeto na Fundação Calouste Gulbenkian e militante do Bloco de Esquerda. O enlace revelou não só uma relação pessoal, mas também um laço político.
Joana tem um longo percurso no ativismo e na política local em Lisboa. Entre 2018 e 2021. foi assessora do vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo, e chegou mesmo a ser candidata à Assembleia Municipal em 2021.
Adélia Rocha, companheira de uma vida de Rui Rocha

Apaixonou-se por Rui Rocha em 1988, casaram-se em 1997 e têm dois filhos, Dinis e Leonor. Professora, Adélia tem estado sempre longe dos holofotes, mas nunca longe de Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal.
Em 2024, viveu um dos maiores desafios da sua vida ao ser diagnosticada com um cancro da mama, em plena campanha legislativa. O casal ultrapassou a fase difícil e mantém a discrição que sempre os caracterizou.
Marta Loja Neves, o apoio invisível de Rui Tavares

Marta Loja Neves estudou Ciências Políticas e trabalhou durante cerca de oito anos no Parlamento Europeu. Casou com Rui Tavres, com quem tem dois filhos.
Mantêm uma relação discreta, mas sólida, e fazem questão de estar presentes nos momentos mais importantes da vida familiar. A filha mais nova, Helena, precisa de apoio redobrado por ter necessidades especiais, algo que o líder do Livre nunca negligencia. Já o filho mais velho, Elias, é quem dá ao líder do LIVRE conselhos à porta dos debates. “Papá, não te esqueças de ter razão,” partilhou Rui Tavares em entrevista com a Diana Chaves e o João Baião.
Vida privada? Mesmo privada

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, e Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, mantêm a vida pessoal longe do espaço público. Das suas vidas privadas sabe-se apenas que a querem manter assim, privada.