Madalena Costa, portuguesa de 14 anos, sagrou-se na passada quarta-feira, 27 de setembro, campeã mundial júnior na prova de patinagem livre, que decorreu na Colômbia.
Esta foi a primeira medalha de ouro de sempre conquistada por Portugal em patinagem livre, lê-se no comunicado da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), que afirma que Madalena, jovem madeirense do SC Santacruzense, completou o programa longo com um total de 236,38 pontos no escalão de juniores.
"Sinto-me muito feliz e concretizada e que todo o trabalho foi valorizado e recompensado. Sinto que consegui superar as expectativas e honrar o meu país e as pessoas que acreditam e gostam de mim", disse a jovem, citada no comunicado. Madalena revela ainda que esta conquista exigiu muitas horas de treino e que para isso teve de abdicar de muita coisa. A confiança é a palavra-chave da jovem de 14 anos, que diz que esta conquista se deveu não só à confiança que sente nela própria, mas também à que sente por parte da Federação, dos selecionadores e da mãe, que é também sua treinadora.
A jovem conquistou este título no programa longo, mas no passado domingo tinha já conseguido 87,66 pontos no programa curto, mais 20 do que a primeira classificada.
Este está a ser um mês perfeito para Madalena, que no passado dia 10 já se tinha sagrado campeã europeia de juvenis, com 247,97 pontos. Veja o vídeo que mostra o momento em que Madalena faz história. Madalena Costa é uma jovem natural da Madeira, tem 14 anos e atualmente é atleta do SC Santacruzense.
Apesar de ter ainda 14 anos, já conquistou vários títulos importantes, tanto a nível nacional como internacional. No ano passado tinha conquistado também o primeiro lugar no Mundial, mas na categoria de Cadetes, assim como a medalha de ouro no Campeonato Europeu.
A Taça da Europa é mais uma prova vencida no seu currículo, e por duas vezes – em 2018 e 2019. Relativamente a competições nacionais, Madalena já foi campeã nacional seis vezes, pode ler-se na revista “Visão Júnior”.