A 12 de junho aconteceu o desfile das marchas populares de Lisboa. Mais de meio ano depois, a edição de 2023 continua envolta em polémica. A Bica foi a vencedora, ocupando um lugar que não frequentava há 20 anos. Mas há quem não concorde com este desfecho.

Alfama ficou em terceiro lugar e sofreu uma penalização de dez pontos, que acabou por levar a que perdesse o primeiro lugar. Agora, o bairro reclama a vitória. O caso vai ser decidido na Justiça, já que Alfama fez queixa, assim como aponta o "Correio da Manhã".

Bica volta a vencer Marchas Populares de Lisboa, 20 anos depois. Débora Monteiro foi madrinha
Bica volta a vencer Marchas Populares de Lisboa, 20 anos depois. Débora Monteiro foi madrinha
Ver artigo

A marcha que ficou em terceiro lugar apresentou uma ação de impugnação junto do Tribunal Administrativo (TA), culpando a empresa EGEAC (a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa). Por enquanto, a classificação mantém-se.

"A Bica não tem culpa, mas sim a EGEAC. Aceitamos a entrega dos troféus [dia 4 de janeiro], mas à condição", diz o coordenador da marcha de Alfama, João Ramos, citado pelo mesmo jornal. A dúvida estará na forma como foi interpretado o regulamento.

No fundo, e como explica o "Correio da Manhã", na primeira apresentação, tendo em conta o artigo 12.º, o júri concluiu que Alfama cometeu uma infração, já que, em vez dos aguadeiros, foram os marchantes a levar o Arraial (que, para o júri, é um adereço, o que explica a penalização).

Mas o bairro de Alfama invoca o artigo 17.º, argumentando que o Arraial é um elemento da cenografia e não um adereço. "No desfile na Avenida da Liberdade os nossos marchantes fizeram o mesmo e não houve punição. Se a decisão do TA não for favorável, recorremos para o Supremo", avisam, dizendo que o troféu é seu "por direito".

O desfile aconteceu na Avenida da Liberdade. "Menino Parque Mayer" foi a composição vencedora da 89.ª edição das marchas. A atriz e apresentadora da SIC Débora Monteiro e o encenador Tiago Torres Silva foram os padrinhos da marcha da Bica. A do Bairro Alto ficou em segundo lugar.

Recorde a classificação geral

1.º Marcha da Bica
2.º Marcha do Bairro Alto
3.º Marcha de Alfama
4.º Marcha de Marvila
5.º Marcha do Alto do Pina
6.º Marcha de Alcântara
7.º Marcha da Madragoa
8.º Marcha de Carnide
9.º Marcha da Penha de França
10.º Marcha da Mouraria
11.º Marcha de São Vicente
12.º Marcha do Bairro da Boavista
13.º Marcha de Belém
14.º Marcha do Castelo
15.º Marcha dos Olivais
16.º Marcha de Santa Engrácia
17.º Marcha da Graça
18.º Marcha de São Domingos de Benfica
19.º Marcha da Ajuda
20.º Marcha do Lumiar