A menina de 8 anos, colhida este sábado, 6, enquanto atravessava a estrada, durante a última especial do Rali Vinho da Madeira, não resistiu aos ferimentos. A criança acabaria por morrer no hospital Nélio Mendonça, no Funchal.

De acordo com informações avançadas pelo "Diário de Notícias da Madeira", a criança foi atropelada por carro do piloto Miguel Gouveia enquanto atravessava a estrada e terá sido projetada vários metros. O acidente aconteceu na zona da Encumeada e, antes da chegada do veículo de emergência médica, os primeiros socorros foram prestados pelos pilotos Gonçalo Félix e David Santos, que são socorristas da Cruz Vermelha. A criança, já em paragem cardiorrespiratória, foi transportada para o hospital, onde viria a morrer.

Marcelo Rebelo de Sousa já manifestou a sua "consternação" com esta morte. "Foi com consternação que o Presidente da República teve conhecimento do falecimento precoce da criança, vítima de acidente de viação que ocorreu durante a prova Rali Vinho da Madeira 2022. À família enlutada e amigos, apresenta as suas sentidas condolências, neste penoso momento para toda a comunidade madeirense.", lê-se em nota escrita no site da Presidência da República.

Este trágico episódio acontece 24 anos depois de um episódio semelhante ter provocado dois mortos e dois feridos graves nesta mesma prova. Como recorda o site Funchal Notícias, o despiste do carro do piloto Adruzilo Lopes matou dos espectadores. O caso chegou aos tribunais e, 16 anos depois, a seguradora Fidelidade pagou 300 mil euros em indemnizações às famílias das vítimas.