Dezembro já trouxe alguma chuva, mas sabe-se agora que o mês passado, em Portugal continental, apesar de ter sido "muito frio", foi o terceiro mais seco dos últimos 90 anos.

Prepare as mantas para o feriado. Vem aí uma semana de chuva e a culpa é da Barra
Prepare as mantas para o feriado. Vem aí uma semana de chuva e a culpa é da Barra
Ver artigo

As conclusões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que revelou esta terça-feira, 7 de dezembro, que em novembro se verificou "um aumento significativo da área em seca meteorológica".

"O valor médio da quantidade de precipitação em novembro, 18.9 milímetros, foi muito inferior ao valor normal 1971- 2000, correspondendo a 17 %. Durante o mês [ de novembro], apenas verificou-se precipitação significativa nos dias 1 a 3 e 20 a 21", indica o relatório, citado pelo jornal "Observador". 

De acordo com o boletim do IPMA, o mês de novembro foi ainda o quarto mais frio deste século ao registar um valor médio da temperatura do ar de 11.17 °C, tendo o novembro com temperatura mais baixas ocorrido em 2008 (9.95 °C). Segundo o documento, o valor médio de temperatura mínima "foi muito inferior ao valor normal", sendo o 11º mais baixo desde 1931 e o quarto mais baixo desde 2000, lê-se ainda na notícia avançada pelo "Observador".

Chuva, neve e agitação marítima prevista para os próximos dias 

Apesar de novembro ter sido um mês com muito pouca chuva, dezembro já nos fez tirar os casacos impermeáveis do armário devido à depressão Barra. Para esta quarta-feira, 8 de dezembro, o IPMA prevê aguaceiros, em especial no norte e centro, neve nas terras altas e agitação marítima forte na costa ocidental. Quanto às temperaturas, haverá também uma descida.

Neste feriado, a mínima e máxima mais baixas registam-se na Guarda (onde o termómetro oscila entre os 5 e os 2°C). Para Lisboa está prevista máxima de 14°C, para o Porto 12°C e para Faro 17°C.

Para quinta-feira, 9, prevê-se que a chuva continue a atingir a região norte e centro, verificando-se em algumas regiões uma pequena subida das temperaturas. Em Faro, o termómetro deverá chegar aos 19°C, em Lisboa a máxima será de 17°C e a mínima de 12°C e o Porto terá máxima de 14°C e mínima de 8°C.

Para sexta-feira, 10 de dezembro, o IPMA prevê diminuição da agitação marítima.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.