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Aos poucos, os restaurantes vão passar a receber clientes. Mas há regras. Por exemplo, convém sempre reservar lugar e não vai ser possível ao cliente mexer na disposição das mesas.
O take away e as entegas em casa foram a forma de os restaurantes se aguentarem durante as semanas em que foram obrigados a fechar, por uma questão de segurança.
A 30 de abril, o governo anunciou que partir de 18 de maio reabrem as lojas com porta aberta para a rua até 400 metros, bem como os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas.
Na restauração, esse regresso ao serviço presencial é feito com muitas regras, que acabam de ser anunciadas pela Direção-Geral de Saúde. Saiba de que forma se deve comportar e de que forma será atendido quando puder voltar a ir jantar fora.
A disposição da sala e o serviço:
- Os restaurantes, bares e cafés devem garantir que as mesas e cadeiras têm uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas as pessoas que vêm juntas podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior.
- Os clientes não vão poder mudar a orientação das mesas e cadeiras. Só os funcionários o poderão fazer, mantendo sempre a distância recomendada.
- As reservas devem ser incentivadas.
- Não são aconselhados os regimes de self-service tipo buffets, nem clientes a comer de pé.
- Nos pedidos e pagamentos ao balcão, os clientes devem ser incentivados a manter uma distância de pelo menos dois metros na fila. Se essa fila acontecer no exterior, deverá haver sinalética a reforçar esse distanciamento.
- Deverá haver dispensadores com desinfetante à entrada do estabelecimento.
- As torneiras devem ser, sempre que possível, automáticas e as mãos devem ser limpas em papel de uso único.
- A circulação das pessoas para as instalações sanitárias, que devem ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada entre as pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas.
- Substituir as ementas individuais por ementas que não necessitem de ser manipuladas pelos clientes (por exemplo, placas manuscritas ou digitais) ou adotar ementas individuais de uso único (por exemplo, seladas ou impressas nas toalhas de mesa descartáveis) ou ementas plastificadas e desinfetadas após cada utilização;
A higiene:
- Assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas. Em caso de utilização de ar condicionado, esta deve ser feita em modo de extração e nunca em modo de recirculação do ar.
- Desinfetar pelo menos seis vezes por dia, e com recurso a detergentes adequados, todas as zonas de contato frequente (por exemplo, maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos, etc.).
- Desinfetar após cada utilização, com recurso a detergentes adequados, os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais).
- Higienizar pelo menos três vezes por dia as instalações sanitárias com produto que contenha na composição detergente e desinfetante (2 em 1).
- Trocar as toalhas e higienizar as mesas com produtos recomendados entre cada cliente.
- Retirar os motivos decorativos nas mesas.
Os funcionários devem:
- Devem conhecer as medidas que constam do Plano de Contingência e saber como agir perante um caso suspeito de COVID-19.
- Higienizar as mãos entre cada cliente.
- Utilizar corretamente uma máscara, durante todo o período de trabalho num espaço com múltiplas pessoas.
- Manter, sempre que possível, uma distância de 2 metros dos clientes e dos outros colaboradores.
- Colocar os pratos, copos, talheres e outros utensílios nas mesas na presença do cliente que os vai utilizar.
- A loiça utilizada pelos clientes deve ser lavada na máquina de lavar com detergente, a temperatura elevada (80-90ºC).
- As luvas devem ser usadas apenas para uma tarefa e não substitui a adequada e frequente higienização das mãos.
Os clientes devem:
- Higienizar as mãos com uma solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento
- Respeitar a distância de dois metros.
- usar máscara nos serviços de take-away.
- Evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários.
- Pagar preferencialmente por contactless.
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