Este domingo, 21 de janeiro, um meteoro atravessou o céu de Portugal e Espanha. Esta rocha de cometa entrou na atmosfera em Espanha, perto de Badajoz, com uma velocidade de cerca de 89 mil quilómetros à hora. Depois, percorreu o sul de Portugal a mais ou menos 110 km de altura, acabando por fragmentar-se, depois de se incendiar.
Veja o vídeo do meteoro
Esta bola de fogo gigante passou por Portugal pouco depois das 20 horas de domingo. Ao longo do trajeto, foi explodindo várias vezes e, portanto, ficando despedaçada. Nenhum desses fragmentos chegou ao solo, de acordo com o "Observador".
As várias explosões tornaram este meteoro mais luminoso. Acabou por ser registado pelos detetores SMART (que monitorizam a todo o momento a atmosfera) nas estações em Huelva, La Hita (Toledo), Calar Alto, Sierra Nevada, La Sagra (Granada), Sevilha e El Aljarafe (Sevilha), menciona o "Jornal de Notícias".
Os detalhes da viagem do meteoro foram dados pelo astrofísico José María Madiedo, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia (IAA-CSIC), que relatou o percurso por inteiro. O fenómeno foi também captado por câmaras de smartphones, pelo que há imagens a percorrerem as redes sociais.