Neno, guarda-redes que passou pelo Benfica e pelo Vitória de Guimarães, morreu esta quinta-feira, 10 de junho. O jogador de futebol tinha 59 anos e morreu vítima de doença súbita em casa, na Polvoreira, Guimarães. A notícia da morte foi avançada pelo clube de Guimarães, no qual Neno jogou e foi dirigente.

"É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o Vitória Sport Clube informa sobre o falecimento de Neno, histórica figura do clube e da cidade, que nos deixou na noite desta quinta-feira, aos 59 anos", lê-se em comunicado na página de Facebook do clube.

Neno era descrito como "carismático, afável e sempre disponível", adjetivos presentes no comunicado acerca da sua morte, mas tinha muitas mais facetas. Além do talento para o futebol, Neno tinha jeito para a música e idolatrava Julio Iglesias. Tanto que também era conhecido como Julio Iglesias das balizas.

Adelino Augusto da Graça Barbosa Barros, mais conhecido por Neno, chegou mesmo a interpretar uma canção do artista espanhol, "Bamboleo", na segunda edição do programa "A Tua Cara Não Me é Estranha", da TVI, em 2012. Cristina Ferreira apresentava o programa da estação de Queluz de Baixo, e mais tarde recebeu o guarda-redes no "O Programa da Cristina", da SIC. A apresentadora e agora diretora de entretenimento e ficção da TVI já reagiu à morte de Neno, de quem recorda o sorriso que o caracteriza.

O futebolista que gostava mais de cantar

Nascido a 27 de janeiro de 1962 em Cabo Verde, na Cidade Velha, Neno sonhava ser cantor durante a infância, mas a aptidão para o futebol destacava-se. "Jogar à bola era uma coisa de que gostava muito, mas gostava mais de cantar. Agora, eu era um bom atleta porque era muito rápido, fazia muita coisa", disse numa entrevista no ano passado ao site "Tribuna Expresso".

Quando saiu de Cabo Verde para vir para Portugal, Neno e a família ficaram no Barreiro, onde Neno teve a sua primeira aventura a sério no mundo do futebol, com apenas 13 anos, na altura já como guarda-redes. Daí foi para o Benfica, clube no qual conseguiu o primeiro contrato aos 21 anos, em 1983.

Tom Brady. Descubra 9 curiosidades sobre o GOAT do futebol americano
Tom Brady. Descubra 9 curiosidades sobre o GOAT do futebol americano
Ver artigo

Foi na Luz que teve oportunidade de mostrar os seus dotes como guarda-redes, mas também como cantor. Quando o clube completou 90 anos, Neno foi convidado a cantar e a escolha foi óbvia: uma canção do seu ídolo Julio Iglesias. Uma simples canção de celebração valeu-lhe mais tarde a gravação de um disco com Ramón Galarza na década de 90, lançado depois em 1996. Ainda enquanto estava no Benfica, Neno teve oportunidade de conhecer e cantar com Julio Iglesias, um sonho concretizado.

A carreira da música foi tendo cada vez mais sucesso — Neno chegou a fazer espetáculos para sete mil pessoas —, mas a carreira no futebol não estava estagnada. O guarda-redes passou ainda Vitória de Setúbal, no qual jogou uma época, e também pelo Vitória de Guimarães, clube no qual permaneceu mais tempo. Nos clubes que passou, não faltaram conquistas: o antigo internacional português foi tricampeão pelo Benfica e ganhou a Supertaça no Vitória de Guimarães. Foi neste clube que Neno terminou a carreira.

Depois de se saber da morte do guarda-redes, várias celebridades do mundo do futebol, como Nuno Gomes, Rui Vitória e Hélton Arruda, e clubes como o Futebol Clube do Porto e o Benfica, têm partilhado mensagens nas redes sociais a recordar o futebolista dono de um "sorriso fácil", como assinala o Vitória de Guimarães.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.