Com estreia na SIC a 25 de setembro, a novela “Papel Principal” já tem fim garantido. Depois de pouco mais de dois meses no ar, a história protagonizada por Carolina Carvalho e Ângelo Rodrigues foi sujeita a várias alterações ao longo do tempo, mas os resultados continuavam a não chegar para ser líder de audiência. A trama, que desde início foi apontada como diferente do comum por misturar na ficção os mundos do teatro e da revista à portuguesa, não conseguiu destronar a grande aposta da TVI para o prime time, “Festa é Festa”.

José Mata sobre a sua personagem em "Papel Principal". "Quis pô-lo a falar mal português"
José Mata sobre a sua personagem em "Papel Principal". "Quis pô-lo a falar mal português"
Ver artigo

As gravações, assim, terminarão no dia 22 de dezembro. Segundo a "TV7 Dias", que cita uma fonte da SIC, Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa, não estava satisfeito com os números de "Papel Principal". A novela nunca conseguiu recuperar as audiências que tinha com 'Sangue Oculto', ficando sempre com uma diferença abismal de 'Festa é Festa'. Vai mesmo acabar mais cedo, não chegando a arrancar a segunda temporada.

Em comunicado oficial, a estação televisiva explica que este não é tanto um cancelamento da novela mas sim uma tomada de decisão relativamente a uma segunda temporada. "A SIC e a SP Televisão decidiram não acionar a possibilidade prevista de uma segunda temporada da novela 'Papel Principal', cujas gravações aconteceriam em 2024. A novela 'Papel Principal' continuará a ser exibida na SIC, como previsto, ao longo de 2024". 

A MAGG sabe que esta decisão foi comunicada ao elenco e à equipa técnica no início desta semana e que a mesma foi recebida com serenidade. Os planos para a série juvenil da OPTO "Os Eleitos" (uma espécie de spin off de "Papel Principal") mantêm-se e esta segunda-feira, 27 de novembro, arrancam nos Açores as gravações de "Mar Aberto", novela que a estação de Paço de Arcos vai estrear em 2024 e que conta com Sofia Ribeiro, Afonso Pimentel e Júlia Palha nos principais papéis.

Atores reagem a fim antecipado. "Claro que gostamos sempre de ser líderes mas não somos”

José Mata, que interpreta Paulo em “Papel Principal”, já reagiu ao repentino fim da novela. O ator, que esteve presente na gala GQ Men of the Year 2023 no sábado, 25 de novembro, garante que sempre gostou da história, mas que ela nunca superou as expectativas. “A questão é que, muitas das vezes, nós não sabemos quais são os gostos do público, e sabemos que isto está sempre a mudar”, disse. 

Mata acredita também que a entrada dos serviços de streaming em Portugal não vieram ajudar as novelas nacionais. “As audiências baixaram muito. Lembro-me de fazer 'A Serra' com a Júlia [Palha] e ter cerca de 12, 13, 14 de rating, que equivale a um milhão e 200 mil pessoas a ver. O 'Festa é Festa', neste momento, é líder de audiências e tem oito, nove de rating. Os espectadores da televisão baixaram todos, claro que gostamos sempre de ser líderes mas não somos”, concluiu.

Também Isabela Valadeiro, Inês na novela da SIC, esteve presente no evento de sábado. Contudo, a atriz portuguesa não quis abordar o assunto, dizendo que preferia saber primeiro da estação de Paço de Arcos e só depois falar sobre o sucedido. “Prefiro abster-me para já. Como é óbvio fico triste, estava a dar o meu melhor como dou em todos os projetos, mas é um assunto muito recente. Prefiro ouvir da SIC primeiro”, disse. 

"Papel Principal", emitido na SIC desde setembro, é a 34.ª novela do canal televisivo. O elenco principal é composto por Carolina Carvalho, Ângelo Rodrigues, José Mata, Margarida Vila Nova, Mafalda Vilhena, António Fonseca e Victoria Guerra.

Recorde a estreia de "Papel Principal"

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.