O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou a intenção de alterar o nome do Parque Tejo para Parque Papa Francisco, como forma de homenagear o legado do Papa, que morreu esta segunda-feira, 21 de abril, e a sua visita a Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023. A proposta será apresentada na próxima reunião do executivo camarário.

Adeus, Bela Vista. Rock in Rio Lisboa regressa em 2026 e muda-se definitivamente para o Parque Tejo
Adeus, Bela Vista. Rock in Rio Lisboa regressa em 2026 e muda-se definitivamente para o Parque Tejo
Ver artigo

"Aqueles seis dias não deixaram Lisboa na mesma, deixaram uma cidade de esperança, com os jovens e com as preocupações deste Papa", afirmou Carlos Moedas à entrada da Sé de Lisboa, antes de uma missa em homenagem ao pontífice, à SIC Notícias. 

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, manifestou apoio à iniciativa. Acrescentou ainda que o parque é um local apropriado para assinalar a "ecologia integral" promovida pelo Papa Francisco.

O Parque Tejo, agora proposto para se chamar Parque Papa Francisco, foi um dos principais palcos da JMJ 2023, acolhendo eventos que reuniram cerca de um milhão e meio de pessoas. A mudança de nome visa perpetuar a memória desse evento marcante e a mensagem de esperança deixada pelo Papa Francisco.

Para além das Jornadas da Juventude, o local foi o escolhido para receber a edição de 2024 do Rock in Rio, e já se sabe que o festival de música de Roberta Medina vai continuar no Parque Tejo nas próximas edições, deixando assim definitivamente o Parque da Bela Vista.

A proposta da alteração do nome será discutida na próxima reunião da Câmara Municipal de Lisboa, aguardando-se a decisão final.