Páscoa molhada, Páscoa abençoada. Sabemos que o ditado não é assim, mas faz todo o sentido, tendo em conta que o fim de semana que se avizinha vai ser pautado por muita chuva, seguindo a linha daquilo que tem acontecido nos últimos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na Sexta-feira Santa, 29 de março, "aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada" vão fazer-se sentir. Além disso, as terras altas vão ficar pintadas de branco, já que está prevista "queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro", diz o IPMA.
Quanto às temperaturas, não é difícil de perceber que vai estar frio. As mínimas do País vão estar, no geral, bastante baixas, começando nos 2ºC, na Guarda, e não ultrapassando os 11ºC, que se vão registar Faro. No Porto, em Lisboa e Setúbal, estas não ficarão mais altas do que 7ºC, 8ºC e 9ºC, respetivamente.
No que diz respeito às máximas, a conversa é outra – mas calma, não se entusiasme, porque não há uma grande subida. Santarém vai contar com a temperatura mais elevada do País, 17ºC, seguindo-se distritos como Faro, Évora e Setúbal, que se fixam nos 16ºC. Lisboa e Porto ficar-se-ão pelos 15ºC e 14ºC, respetivamente.
No sábado, 29 de março, os aguaceiros mantêm-se. As temperaturas também vão permanecer relativamente iguais ao dia anterior, registando-se um ligeiro aumento das mínimas, que nesse dia não serão mais baixas do que 3ºC (Guarda e Viseu) e poderão chegar aos 10ºC (Faro). As máximas de sábado estarão mais baixas, não ultrapassando os 15ºC, como é o caso de Setúbal, Leiria, Santarém, Faro e Beja.
Em relação ao domingo de Páscoa, 30 de março, céu estará "em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região sul a partir da tarde", diz o IPMA. Neste dia, a chuva volta a dar o ar da sua (des)graça e com períodos de "aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada".