
Prepare o guarda-chuva e evite o mar: esta sexta-feira, 2 de maio, chega com tempo instável de norte a sul do País. Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu esta quinta-feira, 1, vários avisos amarelos para quase todo o território continental, alertando para chuva intensa, trovoadas e agitação marítima.
O mau tempo começa a sentir-se logo nas primeiras horas do dia no sul do País e irá estender-se progressivamente às restantes regiões, ao longo da manhã e início da tarde. Segundo a previsão oficial, os distritos de Faro e Beja serão os primeiros a entrar em aviso amarelo, a partir das 3 horas da manhã, com aguaceiros fortes, por vezes acompanhados de trovoada.
Três horas depois, pelas 6 horas da manhã, Lisboa e Setúbal juntam-se à lista. Às 09 horas, será a vez de Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco ficarem também sob alerta. Por fim, o resto do território continental entra em aviso amarelo a partir do meio-dia, com a chuva a não dar tréguas.
No que diz respeito às temperaturas, estas não serão mais elevadas do que 22ºC, no caso das máximas, que se registam em Leiria e Santarém. Lisboa, Setúbal, Faro e o Porto fixam-se nos 20ºC, por exemplo. A temperatura mais baixa vai fazer-se sentir na Guarda, onde os termómetros vão chegar a marcar apenas 12ºC.
No sábado, 3 de maio, o cenário não muda muito de figura. Além de o País continuar todo, à exceção de Faro, sob aviso amarelo por causa da chuva e trovoada, as temperaturas não serão mais elevadas do que 21ºC, como acontece em Beja. Desta vez, Lisboa desce aos 19ºC, o Porto chega aos 21ºC e Setúbal mantém-se nos 20ºC, assim como a Guarda, que continua nos 12ºC, sendo a mais baixa do País.
No domingo, 4 de maio, o IPMA diz que se pode esperar "períodos de céu muito nublado", assim como
"aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada no interior, norte e centro durante a tarde". A par disto, espera-se também ventro fraco a moderado.