Prepare o guarda-chuva e evite o mar: esta sexta-feira, 2 de maio, chega com tempo instável de norte a sul do País. Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu esta quinta-feira, 1, vários avisos amarelos para quase todo o território continental, alertando para chuva intensa, trovoadas e agitação marítima.

O mau tempo começa a sentir-se logo nas primeiras horas do dia no sul do País e irá estender-se progressivamente às restantes regiões, ao longo da manhã e início da tarde. Segundo a previsão oficial, os distritos de Faro e Beja serão os primeiros a entrar em aviso amarelo, a partir das 3 horas da manhã, com aguaceiros fortes, por vezes acompanhados de trovoada.

Três horas depois, pelas 6 horas da manhã, Lisboa e Setúbal juntam-se à lista. Às 09 horas, será a vez de Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco ficarem também sob alerta. Por fim, o resto do território continental entra em aviso amarelo a partir do meio-dia, com a chuva a não dar tréguas.

Esqueça a praia — a chuva volta em força esta semana. Saiba como vão estar as temperaturas
Esqueça a praia — a chuva volta em força esta semana. Saiba como vão estar as temperaturas
Ver artigo

No que diz respeito às temperaturas, estas não serão mais elevadas do que 22ºC, no caso das máximas, que se registam em Leiria e Santarém. Lisboa, Setúbal, Faro e o Porto fixam-se nos 20ºC, por exemplo. A temperatura mais baixa vai fazer-se sentir na Guarda, onde os termómetros vão chegar a marcar apenas 12ºC.

No sábado, 3 de maio, o cenário não muda muito de figura. Além de o País continuar todo, à exceção de Faro, sob aviso amarelo por causa da chuva e trovoada, as temperaturas não serão mais elevadas do que 21ºC, como acontece em Beja. Desta vez, Lisboa desce aos 19ºC, o Porto chega aos 21ºC e Setúbal mantém-se nos 20ºC, assim como a Guarda, que continua nos 12ºC, sendo a mais baixa do País.

No domingo, 4 de maio, o IPMA diz que se pode esperar "períodos de céu muito nublado", assim como
"aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada no interior, norte e centro durante a tarde". A par disto, espera-se também ventro fraco a moderado.