Uma simples ida à mercearia pode ser mais demorada, confusa e complexa do que deveria. Com a abundância de oferta em múltiplas categorias, como é possível saber que produtos devemos privilegiar em detrimento de outros? Descobrimos a resposta (e passa por um selo).
O SABOR DO ANO 2025 é o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal. Este símbolo indica qualidade há quase 30 anos, pelo que terá sempre sucesso ao optar por produtos de mercearia que o exibem, sejam eles frutos secos, sumos, batatas fritas ou outros.
Há um conjunto de alimentos que já detêm este selo, tais como pastelaria e padaria, queijos, enchidos e vinhos, legumes e frutas, refeições rápidas e sobremesas ou talho e peixaria. Ao saber identificá-los, deixará de perder tempo a hesitar entre um ou outro produto. Os vencedores destes prémios são divididos por várias categorias.
Saiba mais sobre como funciona este prémio aqui
Quais são os produtos de mercearia distinguidos?
Saiba mais sobre os produtos acima nos sites Pasta do Dia, Tropicana, Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Heinz, Ti-ti, Paçoquita, Da Terrinha e LIDL.
O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.
Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.
Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Assim, conseguem reforçar a sua distinção.
Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".