Ir ao supermercado sem inspiração e passar horas a olhar para as prateleiras e para as arcas frigoríficas como diz o velho ditado que compara burros a observar palácios é uma experiência universal pela qual todos passamos.
Com tanta oferta torna-se complicado escolher o que colocar no carrinho — então quando os produtos são apetitosos, como doces e sobremesas, ainda mais. E quanto às refeições rápidas? O que apetece fazer para aquele jantar de desenrasque? Dos gelados aos doces, sem esquecer o tão adorado açaí e as clássicas pizzas e lasanha congeladas, reina a indecisão.
Encontrámos um mecanismo para pôr fim a estes impasses: a distinção SABOR DO ANO, o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal. Este símbolo indica qualidade há quase 30 anos, pelo que terá sempre sucesso ao optar por produtos que o exibem.
Há um conjunto de alimentos que já detêm este selo, tais como pastelaria e padaria, queijos, enchidos e vinhos ou legumes e frutas. Ao saber identificá-los, deixará de perder tempo a hesitar entre um ou outro produto. Os vencedores destes prémios são divididos por várias categorias.
Como são escolhidos? E por quem?
Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo onde não existe qualquer referência à marca (para, deste modo, se garantir a imparcialidade), baseando-se exclusivamente na avaliação sensorial de um painel de 80 consumidores, por sua vez selecionados tendo em conta os seus hábitos de consumo.
Este momento decorre num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente rigoroso, restrito e imparcial, são tidos em conta os seguintes critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.
O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa, então, a ser premiado SABOR DO ANO.
Quais são as refeições rápidas, sobremesas e doces distinguidos?
Saiba mais sobre os produtos acima nos sites Cavacas de Pinhel, LIDL, Continente, Intermarché e ALDI.
O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.
Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.
Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Assim, conseguem reforçar a sua distinção.
Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".