A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou esta quinta-feira, 21 de dezembro, algumas listas dos candidatos às nomeações para os Óscares (que não é a lista final e sim listas de possíveis nomeados), e temos boas surpresas portuguesas. A curta-metragem “Um Caroço de Abacate”, do realizador português Ary Zara, integra a lista de pré-candidatos a Melhor Curta-Metragem nos próximos Óscares, assim como a produção “Estranha Forma de Vida”, do espanhol Pedro Almodóvar, co-protagonizada pelo português José Condessa.
A curta portuguesa, que tem a atriz transsexual Gaya de Medeiros e o ator Ivo Canelas como personagens principais, centra-se no encontro entre Larissa, uma mulher transsexual, e Cláudio, um homem cisgénero, numa noite em Lisboa, onde irão, “até ao amanhecer”, fazer “a sua troca de mundo numa dança cativante que os desafia”, como se pode ler na sinopse. Ary Zara assumiu, citado pelo jornal “Observador”, que o filme era “uma história muito simples, livre de violência e de morte, e a pensar em novas possibilidades para pessoas trans”. Quando soube da presença da curta na lista de pré-nomeados, garantiu que o propósito era “fazer chegar ao maior número de pessoas uma história livre de violência em torno da temática trans”.
Produzida pela Take it Easy, sediada em Lisboa, a curta já tinha vencido o prémio de melhor filme queer do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand (França), em fevereiro, e a entrada do ator transsexual Elliot Page e da sua Pageboy Productions como produtores executivos deu ainda mais visibilidade à curta-metragem.
Com esta nomeação para a lista de possíveis candidatos a Melhor Curta-Metragem, o realizador português admite que o que “considerava impossível, agora é uma conquista tangível”, com a qual nunca se atreveu a sonhar. “Abraço a incredulidade e uma profunda gratidão que acompanham este marco tão notável”, disse. Se chegar às nomeações, “Um Caroço de Abacate” fará história, ao ser o primeiro filme português de ficção a consegui-lo.
Outra cara portuguesa que integra uma das listas dos Óscares divulgadas, além de José Condessa na curta-metragem espanhola, é a fadista Carminho, no filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos. A banda sonora do filme protagonizado por Emma Stone, que inclui o fado português “O Quarto”, pode vir a ser nomeada para Melhor Banda Sonora. O filme também foi incluído nas listas para os prémios de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Caracterização. Fora das pré-nomeações ficou o candidato de Portugal a Melhor Filme Internacional, "Mal Viver", do realizador João Canijo.
Estas pré-nomeações chegam um ano depois da primeira vez em que uma produção portuguesa foi nomeada. Na edição de 2023, estava “Ice Merchants”, de João Gonzalez e Bruno Caetano, indicado para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. A lista definitiva de nomeados será revelada a 23 de janeiro de 2024, para aquela que será a 96ª edição dos prémios da Academia, que se irá realizar no dia 10 de março.
Entre as dez categorias com pré-nomeações anunciadas, “Barbie”, de Greta Gerwing, lidera com cinco, para os prémios de Melhor Banda Sonora, Melhor Música Original (com três músicas pré-nomeadas) e Melhor Som. Depois, segue-se “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, pré-nomeado em quatro categorias. “Oppenheimer” está pré-nomeado para três prémios.