A morte de Luís Aleluia, 63 anos, apanhou de surpresa praticamente toda a comunidade artística nacional, mas a mulher do ator, Zita Favretto, está resignada e garante que só lhe resta aceitar "a última vontade do marido". Mas quem é Zita Favretto, a mulher que há muitos anos partilhava vida com Luís Aleluia? é diretora de produção e era casada com Luís Aleluia.
"Luizinho, estou sem chão! O meu grande amor preferiu partir mais cedo… Não estou de acordo! Mas só me resta aceitar a tua última vontade". Foi desta forma que Zita partilhou a sua tristeza com a sua comunidade, após a morte do marido. Num post publicado na sua conta de Instagram, disse ainda: "Que Deus te guarde lá no céu, como eu te guardarei, sempre, no meu coração. Hoje, partiu um homem bom, como conheci muito poucos… Descansa em paz, meu amado. Até sempre".
Quem é Zita Favretto, para além de mulher de um ator?
Enquanto Luís Aleluia ficava conhecido por dar vida ao Menino Tonecas, por volta de 1995, Zita Favretto estava a estudar em Cambridge, em Inglaterra, onde tirou um curso de Letras. Depois disso, começou a trabalhar na Cartaz — Produção de Espetáculos, onde se encontra até hoje. O cargo atual da mulher do ator é de diretora de produção de espetáculos.
Zita faz também voluntariado em associações como a Refood, onde distribui comida por pessoas que estão a passar por dificuldades económicas, ou a Apoiarte, na qual a produtora organiza eventos.
O seu trajeto profissional cruzou-se com o do marido ao longo dos anos. Em conjunto, trabalharam no projeto “Isso é que era bom”, protagonizado por Luís Aleluia, um espetáculo solidário realizado em apoio à Apoiarte, da Casa do Artista. Durante a pandemia, o casal criou em conjunto uma dinâmica de aulas para televisão, inspiradas na personagem do Menino Tonecas. Já em 2023, a produtora partilhava a adaptação de uma comédia que tinha o marido como protagonista, “Que Bonito Serviço”.
Para além da carreira, Zita Favretto demonstra ser uma mãe dedicada, e a descrição que escreveu para o marido comprova isso. "Vou tentar dar aos nossos meninos tudo o que sempre desejamos e tentarei fazer deles uns bons seres humanos. O teu bom exemplo vai ajudar-me, certamente. Amo-te e amar-te-ei sempre! Havemos de nos encontrar um dia", declarou Zita Favretto, num momento de luto e em memória a Luís Aleluia.