A corrida para encontrar a mordoma que vai aparecer no do cartaz oficial da Romaria d`Agonia 2025 já começou. Este ano, a expectativa é ainda maior, uma vez que, em 2024, o concurso bateu recordes de participação, com centenas de candidatas a lutar por este lugar.

É o segundo ano consecutivo que a maior festa religiosa de Portugal lança este concurso, permitindo que mulheres entre os 18 e os 35 anos se tornem a cara deste evento que celebra a tradição dos trajes vianenses e da ourivesaria filigrana. Na edição de 2024, a vencedora foi Gabriela Sampaio que, com o traje de Carreço vermelho, se tornou na mordoma do Cartaz da Romaria.

O processo de seleção já começou e divide-se em 3 fases

  1. Candidatura: até 17 de fevereiro, devem inscrever-se no site oficial, submetendo duas fotografias trajadas e com as respectivas peças de ouro, um vídeo de apresentação até 30 segundos e a documentação necessária. Após essa fase, o júri selecionará 20 finalistas.
  2. Evento ao vivo: a 7 de março, as 20 finalistas estarão presentes num evento público, onde terão de partilhar a sua ligação à Romaria perante um painel de jurados. A grande vencedora será eleita como figura do cartaz oficial de 2025, tendo a responsabilidade de representar a essência da Romaria nos meses que antecedem a festa.
  3. Revelação final: em maio, após a seleção da Mordoma do Cartaz, três fotógrafos convidados pela VianaFestas e pela Comissão de Festas irão apresentar diferentes propostas de cartaz. Apenas uma será selecionada para representar oficialmente a Romaria deste ano.

“Após o sucesso da escolha da mordoma do cartaz em 2024, decidimos repetir o formato em 2025 porque acreditamos que é o mais inclusivo e valorizador, dando a todas as mulheres a oportunidade de participar de forma justa”, afirma Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, em comunicado.

O que é a Romaria d´Agonia?

O evento, que este ano decorre de 12 a 20 de agosto, é a maior festa religiosa e profana de Portugal. Celebra a identidade da cidade de Viana do Castelo desde 1772. Quando os pescadores vianenses começaram a prestar homenagem a Nossa Senhora da Agonia, acreditavam na proteção às suas embarcações.

Ao longo dos séculos, o evento cresceu e começou a atrair peregrinos e visitantes de todo o país, inclusive do estrangeiro. Atualmente, não é apenas um ato religioso mas também uma celebração da identidade minhota. Anualmente o evento atrai mais de um milhão de visitantes para assistir aos vários desfiles e cortejos.

No Desfile da Mordomia, as mulheres trajadas a rigor desfilam pelas ruas da cidade, exibindo os seus vestidos tradicionais e peças de filigrana ouro. As mordomas são as que honram a santa enquanto as lavradeiras representam as trabalhadoras do campo. Outras das atrações da Romaria D'Agonia são as ruas decoradas com tapetes de pétalas de flores, criados pela população local e a Procissão ao Mar e ao Rio, um momento em que a imagem de Nossa Senhora é levada pelos pescadores até aos barcos.

Recorde as melhores imagens do Desfile da Mordomia 2024