O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou esta quarta-feira, 28 de outubro, para o facto de Portugal estar com "níveis baixos de reservas de sangue". "É imprescindível continuar a tratar todos os doentes e para isso é necessário reforçar as reservas de sangue", alerta o instituto em comunicado apelando a que todas as pessoas que têm condições para serem dadores, se dirijam a um local de colheita.

A situação tornou-se preocupante desde setembro, mês em que se começou a notar "algum desequilíbrio". Segundo o IPST, apesar da redução de 5% nas colheitas devido à pandemia, o facto de ter havido também um abrandamento das atividades hospitalares levou a que se "mantivesse algum equilíbrio entre as colheitas e os consumos", algo que não se verifica agora.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação salienta que a pandemia trouxe "novas realidades", mas " a necessidade de componentes sanguíneos para tratar os doentes mantém-se inalterada", e acrescenta que em todos os locais de colheita, foram reforçadas todas as medidas para que a doação de sangue se efetue com segurança.

Para ser dador basta ter  basta ter entre 18 e 65 anos,  ter peso igual ou superior a 50 kg e hábitos de vida saudável. O limite de idade para a primeira dádiva é aos 60 anos. Dar sangue é "um gesto solidário" e que "não tem contraindicações", contudo o instituto alerta para que, "caso haja sintomas suspeitos como febre, tosse, falta de ar; ou tenha existido contacto com alguém infetado, este gesto tão importante deve ser adiado para uma altura em que não represente um risco de transmissão do vírus".

Saiba onde pode doar sangue:

Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa | Área Funcional do Sangue: segunda-feira a sábado das 8h00 às 19h30

Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa | Área Funcional da Transplantação (ao Hospital Pulido Valente): segunda a quinta-feira das 8h00 às 16h00    Sextas-feiras das 8h00 às 15h00

Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra | Áreas Funcionais do Sangue e da Transplantação: segunda-feira a sábado das 8h00 às 19h30

Centro de Sangue e da Transplantação do Porto | Áreas funcionais do Sangue e da Transplantação: de segunda-feira a sábado das 8h00 às 19h30

-  Hospital de Évora: de segunda-feira a sexta das 9h às 13h e das 14h às 16h

- Hospital de Faro:  (por marcação)

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.