Se tem carros mal estacionados na sua rua e isso dá-lhe dores de cabeça, nada tema: há uma nova aplicação para denunciar essas viaturas. Esta novidade, intitulada Denúncia de Estacionamento, permite com que os utilizadores apresentam queixas às autoridades competentes em tempo real.
A aplicação abrange todas as zonas do País, mas, por enquanto, pode apenas ser descarregada na Google Play Store – ou seja, só quem tiver um telemóvel com o sistema operativo Android é que poderá utilizá-la. A aplicação identifica uma variedade de infrações, incluindo carros estacionados em lugares destinados a pessoas que possuam dístico de deficiência ou em frente a semáforos.
Para apresentar uma queixa formal por estacionamento proibido, indevido ou abusivo, os utilizadores devem preencher um formulário e anexar fotografias do veículo em questão. Aquando do envio da denúncia, as autoridades competentes mais próximas do local da infração, como a PSP, GNR ou Polícia Municipal, recebem um alerta, de acordo com a SIC Notícias.
Desde a sua criação, em janeiro desde ano, já mostrou ser útil para várias pessoas. De acordo com o criador da aplicação, João Pimentel Ferreira, citado pela mesma publicação, os primeiros três meses de funcionamento da aplicação resultaram em mais de 1000 autos por estacionamento incorreto apenas na cidade de Lisboa.
Além disso, o programador explica que os denunciantes já não precisam de se dirigir a uma esquadra para se identificarem, uma vez que a aplicação utiliza a Chave Móvel Digital para autenticação, que, legalmente, equivale à presença física. No entanto, é importante notar que a polícia não aceita denúncias anónimas, sendo necessária a identificação do denunciante.