Com a aceleração do processo de vacinação, as filas de espera começaram também a aumentar — cenário para o qual o coordenador do grupo de trabalho responsável pela vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo, já tinha alertado — mas a boa notícia é que agora já pode saber quanto tempo terá de aguardar pela sua vez antes de se deslocar ao centro de vacinação.
Esta quarta-feira, 7 de julho, os centros começaram a funcionar com um sistema de semáforos virtuais que indica o período de espera. Através do site do Serviço Nacional de Saúde, pode assim ficar a saber qual a previsão de espera nos centros de vacinação, que se encontram assinalados com três cores (verde, amarelo ou vermelho).
No caso de a luz do semáforo virtual se apresentar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela, a previsão de atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde, o período provável de espera é de 30 minutos.
Esta quinta-feira, por exemplo, o centro de vacinação de Albufeira, no Algarve, encontra-se a vermelho, sendo este o concelho com maior tempo de espera. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, o Pavilhão Multiusos de Odivelas (Nave 2) é um dos centros que se encontra com previsão de espera superior a uma hora, mas há vários indicados com o semáforo verde. No norte, até à hora de publicação deste artigo, o Centro de Vacinação COVID-19 - Alto Ave - Guimarães era o único a vermelho.
Apesar de os semáforos representarem uma grande ajuda para a população, uma das melhores formas de evitar filas é cumprir os horários, tal como já tinha apelado o vice-almirante Gouveia e Melo. Também a equipa que gere a logística da vacinação em Portugal continental solicitou que "todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades 'casa aberta' e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC", escreve o "Jornal de Notícias".