Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Depois de dias de muita chuva vieram os dias de calor, o outono não se decide e, agora, vem chuva fraca e céu muito nublado.
Esta sexta-feira, 8 de novembro, o céu vai estar muito nublado e vão haver “períodos de chuva, em geral fraca, em especial no Norte e Centro”, a partir da tarde, de acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). Vai existir, ainda, uma descida da temperatura máxima, também mais no Norte e Centro e, ao final do dia, há a possibilidade de nevoeiro em todo o território nacional.
Sábado, 9 de novembro, o cenário não será muito diferente. O céu vai estar muito nublado de manhã, “tornando-se pouco nublado ou limpo a partir da tarde” avança o IPMA. Há também a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã.
Já no domingo, 10 de novembro, o céu estará pouco nublado, o vento fraco a moderado no Norte e moderado a forte nas terras altas. Não há previsão de chuva e pode contar com uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima, no litoral oeste.
No que diz respeito às temperaturas, na sexta-feira a máxima mais alta será no Funchal, de 26º C, sendo que, no continente não passará dos 23º C em Santarém, Setúbal, Évora e Faro. A temperatura mínima mais alta será também no Funchal, 21º C, e a mais baixa em Bragança e na Guarda, onde estão previstos 10º C. No sábado as temperaturas máximas sobem para os 22º C em Sagres e em Faro. Nas ilhas, a máxima mais alta será no Funchal, 28º, seguido de Porto Santo com 25º. As temperaturas mínimas descem para 6º em Bragança, e para os 8º na Guarda, em Viseu e Vila Real.
No último dia da semana pode contar com temperaturas máximas até 23º, no continente, em Faro, Lisboa, Santarém e Setúbal e, nas ilhas 24º em Porto Santo. Por fim, a mínima mais baixa no continente será de 6º em Bragança e a mais alta será de 14º em Aveiro e Faro. Nas ilhas pode contar com a mínima mais baixa de 17º, em São Miguel, e a mais alta de 20º em Porto Santo e Corvo, de acordo com as previsões do IPMA.