A passagem da depressão Cláudia por Portugal já causou inundações, estragos, e, agora, um morto. Este sábado, 15 de novembro, um tornado resultante deste fenómeno passou pela zona de Albufeira, no distrito de Faro, logo pelo início da manhã, e, ao que tudo indica, segundo o "Correio da Manhã", o fenómeno terá deixado um rasto de destruição e danos materiais junto ao Eden Villas & Apartments e no Parque de Campismo de Albufeira.

Foram contados até ao momento 29 feridos, entre os 6 e os 85 anos, com dois feridos graves no parque de campismo, mais uma mulher britânica de 85 anos que acabou mesmo por morrer também no parque. Pelos relatos, o vento forte e o mau tempo não deram tréguas, e foram várias as árvores que caíram em cima de tendas e rulotes. No hotel, janelas e paredes ficaram destruídas e o teto do restaurante chegou mesmo a colapsar.

Várias ambulâncias foram vistas a sair dos dois locais, e sabe-se também que no terreno estiveram 62 operacionais da GNR, da Cruz Vermelha e dos bombeiros. Pouco tempo depois, saiu uma nota no site oficial da Presidência, onde Marcelo Rebelo de Sousa "manifesta a sua solidariedade aos familiares da vítima mortal", e "endereça ainda votos de rápidas melhoras aos cidadãos feridos". Mais informações não foram obtidas.

No total, a Proteção Civil já registou mais de 190 ocorrências por causa da depressão Cláudia, entre elas inundações, exigências de limpeza de vias, quedas de estruturas, movimentos de massas e quedas de árvores, de acordo com o jornal "Expresso".