Prepare os casacos quentes, os cachecóis, as luvas, os gorros e tudo o que tiver para deixá-lo quentinho, porque o frio não vai dar tréguas. Portugal continental vai continuar a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem feito com que os termómetros não parem de descer, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de uma breve interrupção do frio extremo, que decorreu entre 9 e 10 de janeiro, esta quinta-feira, 11, a temperatura vai descer novamente, nomeadamente a mínima, devido à incursão de uma nova massa de ar polar. O cenário não muda de figura até sexta-feira, 12 – tanto assim que os distritos de Bragança e Guarda estão sob alerta amarelo devido ao tempo frio até às 23 horas desse mesmo dia.

Assim, esta quinta-feira, 11, as temperaturas máximas vão fixar-se entre os 6ºC (Bragança) e os 17ºC (Faro), com 12ºC e 13ºC no Porto e em Lisboa, respetivamente. Já as mínimas vão atingir valores negativos em distritos como Guarda e Bragança, onde os termómetros chegam aos -2ºC. No resto do País, as mínimas não ultrapassam os 9ºC.

Esta nova loja do Colombo tem os casacos mais quentes (e trendy) para os dias frios
Esta nova loja do Colombo tem os casacos mais quentes (e trendy) para os dias frios
Ver artigo

Já na sexta-feira, 12, as máximas continuarão compreendidas entre os 5ºC (Bragança) e os 17ºC (Faro). Lisboa, Setúbal e Porto vão contar com 14ºC, 16ºC e 12ºC de máxima, respetivamente – mas as mínimas fixar-se-ão entre os 5ºC e os 6ºC nestes distritos, embora não sejam as menos elevadas do País.

Braga é o distrito mais frio, apresentando -4ºC de mínima, seguindo-se Bragança, que conta com apenas mais um grau do que o distrito vizinho – daí o aviso amarelo em relação às temperaturas baixas. Já Vila Real vai chegar a -1ºC e os restantes distritos, mais uma vez, não ultrapassarão os 9ºC de mínima.

No sábado, 13 de janeiro, as temperaturas vão acabar por subir um bocadinho, sendo Bragança o único distrito em que os termómetros continuam a apresentar valores negativos. Quanto às máximas, estas vão andar compreendidas entre os 9ºC (Vila Real) e os 19ºC (Setúbal) – e a chuva vai fazer-se sentir em alguns distritos do litoral norte, indo de Leiria a Viana do Castelo.