Os primeiros dias de 2025 foram o suficiente para Portugal começar o ano da melhor maneira. Apesar do frio que se impôs em algumas zonas do País, o sol brilhou e não se avistaram muitas nuvens, existindo até quem se sentisse corajoso o suficiente para dar o primeiro mergulho do ano. No entanto, não se comece a habituar, porque este fim de semana, 4 e 5 de janeiro, tudo muda. 

A fazer jus à estação do ano em que estamos, a chuva vai voltar forte a todo o território nacional e, apesar de as temperaturas mínimas não chegarem aos graus negativos, o frio também se vai fazer sentir, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No sábado, 4, o céu estará geralmente muito nublado, com previsão de precipitação no período da tarde, e o vento estará moderado da parte da manhã e mais forte da parte da tarde. Guarda será o distrito de mais frio, com mínimas de 2ºC e máximas de 9ºC, seguido de Bragança, onde a temperatura irá oscilar entre os 5ºC e os 9ºC, e Vila Real, com mínimas de 5ºC e máximas de 12ºC. 

A camurça é a obsessão deste inverno. 15 peças para aproveitar nos saldos (desde 19,99€)
A camurça é a obsessão deste inverno. 15 peças para aproveitar nos saldos (desde 19,99€)
Ver artigo

Évora, apesar de registar uma mínima de apenas 4ºC no sábado, a máxima vai chegar aos 16ºC. O Porto terá temperaturas a oscilar entre os 12ºC e os 16ºC, Braga terá entre os 11ºC e os 17ºC e Lisboa contará com mínimas de 10ºC e máximas de 17ºC. Já no sul, Sagres vai ter a maior temperatura máxima registada, com 19ºC, e uma mínima de 11ºC, e Faro terá temperaturas entre os 10ºC e os 18ºC. Os distritos que escapam à chuva no dia 4 de janeiro, como Leiria, Coimbra ou Santarém, vão ter o céu parcialmente nublado. Já nos Arquipélagos, a chuva vai chegar a todas as ilhas, e as temperaturas vão estar entre os 14ºC e os 21ºC. 

Domingo, 5 de janeiro, a chuva vai cair forte em todo o País, tanto no continente como nos Arquipélagos, sendo que o sol apenas vai espreitar nas ilhas e em Sagres. O céu vai estar muito nublado, com pequenas aberturas apenas durante a tarde, e os aguaceiros “poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo no final do dia”, como explica o IPMA. Guarda e Viseu vão contar com a temperatura mínima mais baixa, de 5ºC, e com máximas de 10ºC e 12ºC, respetivamente. Bragança terá mínimas de 6ºC e máximas de 11ºC. Portalegre e Vila Real vão também ter uma temperatura mínima abaixo dos 10ºC, com 9ºC e 8ºC, e uma máxima de 12ºC nos dois distritos. 

No Porto, as temperaturas vão oscilar entre os 12ºC e os 16ºC, e Braga contará com temperaturas entre os 11ºC e os 16ºC. Mais abaixo, em Leiria, vão-se registar temperaturas entre os 10ºC e os 17ºC, e Lisboa contará com máximas de 17ºC e mínimas de 13ºC. Setúbal e Sagres vão registar a maior temperatura máxima, de 19ºC, com mínimas de 12ºC e 14ºC, respetivamente, e Faro terá temperaturas entre os 14ºC e os 18ºC. Já nas ilhas, a chuva também vai cair forte apesar do sol que vai espreitar, e as temperaturas vão oscilar entre os 14ºC e os 23ºC. A partir do meio-dia de domingo, a Madeira estará sob aviso amarelo devido à precipitação, e a zona litoral do País também estará devido à agitação marítima.