Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão sob alerta amarelo esta terça-feira, 3 de novembro, devido à previsão de agitação marítima forte. O alerta, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), permanece até quarta-feira, 4, às 15h nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro — onde as ondas de noroeste podem atingir quatro a cinco metros.
Já no arquipélago da Madeira, a costa norte e a ilha de Porto Santo ficam sob aviso amarelo num período mais alargado: entre as 12h desta terça-feira, 3, e as 18h de quarta-feira, 4.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou também esta segunda-feira, 3, para o agravamento do estado do mar e vento forte até às 18h de quarta-feira, avançando com recomendações para toda a comunidade marítima e população em geral, que devem estar de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, segundo o "Correio da Manhã".
Devem assim ser evitados passeios junto ao mar e junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e reforçada a vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
O aviso amarelo estende-se ainda ao risco de vento forte entre as 9h e as 21h desta terça-feira para os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa, de acordo com a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (VOST).
O vento forte também deverá atingir a Madeira, com rajadas até 70 km/h, em especial nos extremos leste e oeste da ilha entre as 12h desta terça-feira e as 3h de quarta-feira. O alerta amarelo do IPMA para a ilha estende-se ainda à precipitação entre as 9h e as 18h desta terça-feira.